Informe Gospel TV






Parceiros

Reflexão

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Salmos 46

Blog

MUNDO

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 21 Jul

Turistas turco e sueco são vítimas de terremoto que atingiu ilha na Grécia

Um turista turco e outro sueco morreram em um terremoto que atingiu a ilha grega de Kos, na noite desta quinta-feira (20). Eles estavam em um bar e foram atingidos pela queda do teto do estabelecimento, de acordo com a agência Efe, citada pelo G1. O tremor de magnitude 6,7 também atingiu a costa sul da Turquia.

O governador da região Sul do mar Egeu disse em entrevista à imprensa local que outras cinco pessoas ficaram gravemente feridas. O epicentro do tremor foi registrado às 22h30 (19h30 no horário de Brasília), a 10 km de profundidade e a 10,3km da cidade de Bodrum, famoso balneário turco.

O terremoto também foi registrado a 16,2km da ilha de Kos. Duas réplicas, de 4,7 e 4,4 de magnitude, ocorreram em seguida. O fenômeno durou cerca de meio minuto. Nesta sexta-feira (21) a situação está mais calma e boa parte da ilha tenta voltar à normalidade. O trânsito e o comércio funcionam normalmente, de acordo com a imprensa local.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 21 Jul

"Cada elemento profético já está posicionado", diz pastor sobre fim dos tempos

O pastor norte-americano John Hagee fez manchetes dentro e fora de seu país alguns anos atrás com seus estudos e observações sobre a série de quatro luas de sangue que apareceram no céu e o fato de todas coincidirem com os dias de festas judaicas. Hagee diz que estes fatores foram profetizados na Bíblia e são um sinal de que o fim dos tempos está se aproximando.

"As quatro luas de sangue, assim que a quarta lua do sangue apareceu, vimos a imprensa anunciar que a Rússia saiu investiu contra o Oriente Médio", observou Hagee. "Eles moveram suas forças militares para o Oriente Médio. O capítulo 38 do livro de Ezequiel diz que quando o rei do norte se mudar do norte, 'Eu o trarei para fora do norte'. Então nos estamos preparando para assistir o início da Guerra de Gog-Magog".

"Então, o fato muito específico que aconteceu assim que essas luas de sangue passaram foi que a Rússia mudou-se para o Oriente Médio e a Rússia não vai deixar o Oriente Médio", advertiu Hagee. "Eles vão se juntar ao Irã para construir um exército maciço, que tentará realizar uma invasão terrestre do Estado de Israel".

Ele diz que o próximo eclipse solar em 21 de agosto não é tão significativo quanto as quatro luas de sangue, mas é um exemplo de um dos muitos sinais e maravilhas que veremos no céu, marcando o final dos dias, como nunca aconteceram antes.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 24 Mai

Mais de 4 mil celebram os 500 anos da Reforma Protestante na cidade natal de Lutero

As comemorações oficiais dos 500 anos da Reforma Protestante tiveram no início no último domingo, na antiga cidade natal de Martinho Lutero, Wittenberg, na Saxônia-Anhalt, Alemanha.

Cerca de 4.000 pessoas participaram de um culto na praça da cidade, que apresenta estátuas de Lutero e seu companheiro reformador, Philipp Melanchthon, que também viveu e trabalhou na cidade.

O culto incluiu uma participação do presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, que disse que a Reforma influenciou toda a história, cultura e estilo de vida da Alemanha durante séculos e ainda o faz hoje. Ele disse que uma de suas lições é que os seres humanos poderiam "vencer a intolerância e a violência, que é cometida em nome da religião".

O presidente da Igreja Luterana Evangélica na Alemanha (EKD), Heinrich Bedford-Strohm, disse que queria que as pessoas fossem inspiradas pela mensagem da Reforma e que era seu sonho e sua esperança de que os céticos encontrassem a fé depois da série de eventos, chamada "Verão da Reforma".

Também foi lançada neste final de semana, na estação ferroviária da cidade, a exposição itinerante sobre a vida de Lutero, que vai começar uma turnê por toda a Europa - incluindo o Reino Unido - durante os próximos meses. Na ocasião, um culto de oração contou com a participação de cerca de 250 pessoas, sendo ministrado pela bispa Ilse Junkermann, na sua inauguração.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 18 Mai

Visita de Trump a Israel pode ter consequências proféticas

A visita do presidente dos Estados Unidos Donald Trump a Israel na próxima semana poderá trazer grandes mudanças para o país, e afetar as negociações de paz entre israelenses e palestinos.

O novo embaixador dos EUA David Friedman, assumiu o posto essa semana e sua primeira ação pública visitar o Muro das Lamentações. Ele já declarou ser favorável à decisão de seu país mudar a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. Jurista de formação, Friedman é conhecido por suas posições conservadoras em defesa de Israel.

O secretário de Estado Rex Tillerson afirmou que Trump ainda está avaliando se transferir a embaixada para Jerusalém “ajuda ou atrapalha” o processo de paz. Os israelenses obviamente responderam que ajuda, mas para os palestinos isso seria uma afronta.

Esse é um dos muitos sinais de que a passagem de Trump pelo país poderá ter grandes consequências. Antes mesmo do início da viagem, ele avisou que buscará "unir povos de todas as religiões. 

Outro fato que chamou atenção foi a declaração de um membro sênior da comitiva que prepara a visita de Trump a Israel junto com as autoridades locais. Ele afirmou aos agentes de segurança israelenses: “o Muro das Lamentações não é seu território, pois é parte da Cisjordânia, reservada aos palestinos pelas Nações Unidas”.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 12 Mai

Israel é homenageado em sessão no Congresso

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (10), uma sessão solene homenageando os 69 anos de Independência de Israel. Há mais de uma década a data é lembrada anualmente pelos congressistas.

Requerida pelos deputados Alan Rick (PRB/AC) e Jony Marcos (PRB/SE), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Israel, contou com a participação de diversos deputados, a maioria integrante da Frente Parlamentar Evangélica.

Estavam no plenário também a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) e Ligia Maria Sherer, que é Embaixadora do Departamento do Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores. Fez-se presente ainda o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, que assumiu o posto em janeiro.

Treze deputados subiram a tribuna do plenário Ulysses Guimarães para se pronunciar. Todos eles cumprimentaram o Estado de Israel pelos 69 anos de Independência, completados no último dia 2.

A maioria lembrou as boas relações dos dois países e a importância da comunidade judaica par a formação da nação brasileira e do amor que os cristãos sentem pela Terra Santa. O pré-candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSC/RJ), que visitou Israel no ano passado, reiterou seu desejo que o Brasil possa ter uma relação mais próxima com o Estado judeu nas diversas áreas em que o país se destaca.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 17 Abr

Fundo do governo de Israel poderá financiar Terceiro Templo

O terceiro templo pode ter ficado um pouco mais perto de ser construído, após a Fundação da Herança do Monte do Templo ter recebido 550.000 dólares como orçamento para “restauração”.

A iniciativa da ministra da Cultura de Israel, Miri Regev e do ministro para Jerusalém, Ze’ev Elkin, propuseram que essa nova fundação fosse criada para promover a ligação judaica com o Monte do Templo. Ela será responsável pela “pesquisa, informação e defesa” da herança histórica e religiosa dos judeus com o local sagrado, onde foram construídos o templo de Salomão e o Segundo Templo.

A nova fundação operará junto com o Fundo de Patrimônio do Muro Ocidental, que já é financiado pelo governo e administra o Muro Oriental, ou Muro das Lamentações. A estrutura era o muro de contenção para a base onde o Templo restaurado por Herodes esteve até o ano 70.

Apesar dos protestos de deputados que temem a ira dos muçulmanos que controlam o Monte do Templo desde 1967, muito comemoraram a decisão.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 20 Mar

Paquistão absolve mais de 100 muçulmanos acusados atacar cristãos

No dia 9 de março de 2013, cerca de 3 mil muçulmanos atacaram a Joseph Colony, um bairro predominantemente cristão, queimando mais de 170 casas e duas igrejas. O incidente começou depois que um cristão local, Sawan Masih, foi acusado de fazer comentários depreciativos contra Maomé, o profeta muçulmano, três dias antes do bairro ser atacado.

Um dia antes do ataque, houve violência após as orações de sexta-feira, quando cerca de 100 muçulmanos atacaram a casa de Masih com pedras e espancaram seu pai idoso. Masih foi levado sob custódia policial e mais tarde acusado de cometer blasfêmia.

No início deste mês, o ataque completou quatro anos. Centenas de cristãos fugiram do bairro naquela noite, temendo uma nova retaliação. Milhares de muçulmanos atacaram casas, lojas e igrejas cristãs. Nenhum cristão foi ferido durante o ataque, mas suas posses e propriedades foram roubadas e destruídas pela multidão.

Apesar do triste acontecimento, no início deste ano, mais precisamente no dia 28 de janeiro, um tribunal antiterrorismo no Paquistão absolveu os mais de 100 suspeitos acusados ​​de participar do ataque contra o bairro cristão. Durante uma audiência, o juiz Chaudhry Muhammad Azam aceitou os argumentos da defesa e citou "evidência insuficiente" como justificativa para as absolvições, apesar de amplas provas em vídeo e fotografia do ataque.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 04 Mar

Pastor lista 15 sinais proféticos do retorno de Jesus

Enquanto algumas pessoas enxergam todos os acontecimentos como sinais da volta de Jesus Cristo, outras não encaram nada como prenúncio. O pastor norte-americano Dave Williams observa que os cristãos devem evitar os dois extremos, mas também precisam reconhecer que os sinais são importantes.

“Os sinais servem para manter a ordem e evitar o caos no dia-a-dia, e os sinais proféticos são ainda mais importantes. Eles estão surgindo por toda parte, apontando para o breve retorno de Jesus Cristo. Ou você está pronto, ou você não está. É simples assim”, disse ele ao site Charisma News.

Dave observa que os sinais estão surgindo com rapidez, mas muitos escolhem ignorá-los. “Os sinais podem ser desconfortáveis. De alguma forma, queremos acreditar: ‘talvez ainda tenhamos alguns anos ou décadas antes dessas profecias acontecerem". Mas a evidência nos diz que elas estão sobre nós agora”, ele afirma.

“A geração que vê estes sinais acontecendo simultaneamente e globalmente será parte da geração final e, possivelmente, irá experimentar o esperado retorno de Jesus Cristo. Enquanto os seguidores de Cristo caminharão na esperança, na fé e no grande poder, outros sentirão a angústia dos dias vindouros”, acrescentou o pastor.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 19 Fev

Profecia de Isaías 35 se cumpre no deserto de Arabá

Para muitos israelenses a situação vivida hoje no vale de Arabá é o cumprimento de uma antiga profecia de Isaías. Cerca de 2700 anos atrás ele escreveu: “O deserto e a terra ressequida se regozijarão; o ermo exultará e florescerá como a tulipa; irromperá em flores, mostrará grande regozijo e cantará de alegria” (Isaías 35:1,2).

A região de Arava, no sul do deserto do Negueve, próximo ao Mar Morto, chove apenas 25 mililitros de água por ano, em média. Para efeitos de comparação, no Rio de Janeiro chove aproximadamente 1000 milímetros anuais, e em São Paulo 1400. No deserto, a temperatura chega a quase 50 graus no verão. No entanto, ele é responsável por 60% da produção de hortifrúti frescos produzidos em Israel.

Há cerca de 30 anos o Fundo Nacional Judaico (KKL em hebraico) vem investindo em projetos de reflorestamento da região. “Conseguimos fazer com pouca chuva uma produção agrícola que em outros lugares simplesmente não pode acontecer. Graças à KKL, usamos criatividade na gestão da água, porque usamos cada gota que cai”, disse Samantha Levy, uma jovem funcionária do Conselho Regional de Arava Central.

Para ela, a comunidade agrícola ali existente só prosperou por que há 50 anos judeus recém chegados a Israel aceitaram se estabelecer no deserto. “O que eles conseguiram não só mudou a agricultura para Israel, mas deu uma lição ao mundo”, sublinha.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 28 Jan

Nasce Antonella, primeira filha da cantora Damares

A filha da cantora gospel Damares nasceu! Essa tem sido a notícia mais compartilhada nas redes. Foram nove meses de espera, mas finalmente a pequena Antonella decidiu nascer e encher de alegria a mamãe e o papai, além de uma legião de fãs que acompanhavam ansiosos pela sua chegada.

Nas redes sociais, Damares publicou a primeira foto de Antonella, e escreveu:  "Ela chegou! A nossa menininha "Antonella" nasceu 💕.. Ela veio pra coroar as promessas de Deus em nós! Obrigada Jesus, tu és lindo e perfeito em tudo que faz!"

Conheça a herdeira da cantora Damare:
Fonte: FX

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 17 Jan

Brasil presidirá evento do G-20 que discutirá combate a corrupção

O Brasil será copresidente de um encontro do G-20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, para discutir o combate à corrupção. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, o evento, que será realizado em Berlim, na Alemanha, nos próximos dias 24 e 25, será conduzido pelo ministro da Transparência, Torquato Jardim,  e pelo ministro da Justiça da Alemanha, Heiko Maas.  

O governo informou que o Brasil foi convidado por sua “experiência acumulada” no combate e na punição da corrupção nos últimos anos. Durante o encontro, Jardim afirmará que o resultado se deve a esforços conjuntos da Justiça e de órgãos como Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União, além da pasta na qual ele atua pasta.

Fonte: BN

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 23 Dez

Retrospectiva: 6 Conhecidos pastores evangélicos que morreram em 2016

O ano de 2016 foi marcado não só pela crise na economia, que levou muita gente a lamentar a falta de recursos, mas também, será lembrado pelo ano em que grandes homens de Deus receberam o seu chamado, e foram para a glória.

Lista de alguns dos mais importantes pastores que faleceram em 2016, e certamente irão deixar muita saudade.

1 - Pastor Gilberto Malafaia

Em janeiro de 2016, ele faleceu aos 95 anos de idade, e deixou um histórico de muitas conquistas e um saldo de centenas de almas que se renderam a cristo, através do seu trabalho evangelístico.
Fundou a Assembleia de Deus em Jacarepaguá, e amava o ensino da palavra.
2 - Pastor Cesino Bernadino
Aos 82 anos de idade, falecia um pastor missionário, e que amava de forma excepcional as vidas. Cesino fundou o polêmico congresso de missões, Gideões Missionários da Última Hora, e este evento que acontecia anualmente, levou a ser o mantenedor de milhares de famílias que recebiam ofertas, cestas básicas e tratamento médico. Além disso, o projeto mantem centenas de missionários em alguns países da América do Sul. A morte de Cesino ainda causa tristeza, mas as obras que realizou enquanto estava vivo, sem dúvida serão lembradas por muito tempo.
3 - Pastor Russell Shedd

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 15 Dez

Judeus são mais instruídos do que outros grupos religiosos, segundo pesquisa

Os judeus são mais instruídos em nível de escolaridade do que qualquer grupo religioso no mundo, de acordo com um levantamento publicado nesta pelo instituto Pew Research Center, nos Estados Unidos.

O estudo constatou que a média de escolaridade dos judeus é de 13,4 anos. Isso acontece porque os países que mais abrigam os judeus, Israel e Estados Unidos, são conhecidos por seus altos níveis de educação.

Por outro lado, o grupo com os níveis mais baixos de educação são os hindus, que formam cerca de 98% da população da Índia, Nepal e Bangladesh.

Os níveis de educação entre os muçulmanos são variados, já que este grupo está espalhado por diversos países ao redor do mundo. As mulheres muçulmanas estão a um nível mais baixo do que os homens quando se trata de escolaridade.

Algumas áreas do mundo registram diferenças significativas nos níveis de educação entre as religiões. Por exemplo, os cristãos — que são o segundo grupo religioso mais educado — têm um nível de escolaridade maior do que os muçulmanos na África subsariana.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 03 Dez

Mão de Deus? Nuvem misteriosa aparece na fronteira de Israel

No final de novembro, 4 soldados do Estado Islâmico foram mortos pelas Forças de Defesa de Israel (IDF), que patrulhavam a fronteira com a Síria, nas Colinas de Golã.

Além de trocar tiros com os jihadistas que tentavam violar a soberania do Estado Judeu, caças israelenses foram acionados e bombardearam o local.

Surpreendentemente, na manhã desta quinta-feira (1/12), uma imensa nuvem  – que parecia ser ao mesmo tempo de chuva e uma tempestade de areia –  pairava ao nível do solo bem na região fronteiriça. Não se trata de um fenômeno climático “normal” e o vídeo com seu registro está chamando atenção nas redes sociais.

São mais de três milhão de visualizações e passou de 150 mil compartilhamentos. Os milhares de comentários da postagem no Facebook mostram que para a maioria das pessoas trata-se de algum tipo de “sinal divino”.

Muitos sugerem que tratar-se de uma mensagem para os inimigos de Israel, como um “lembrete” das promessas bíblicas que o Senhor cobriria o seu povo. A nuvem ganhou o apelido de “mão de Deus”.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 28 Nov

Morre Fidel Castro, ditador que tratava cristãos como criminosos

Fidel Castro morreu, aos 90 anos de idade, na noite desta sexta-feira, 25 de novembro. O anúncio foi dado em cadeia nacional da TV cubana pelo seu irmão Raúl Castro, atual presidente da ilha.

O líder da Revolução que transformou Cuba no primeiro país comunista das Américas, influenciou o pensamento de vários líderes do continente, apesar das amplas demonstrações que o regime não funciona.

A maior parte da mídia omite que ele foi um ditador, sendo presidente durante décadas sem nunca ter recebido um voto. Na Cuba dos irmãos Castro não há liberdade de imprensa e nem religiosa. Embora desde 2006 Fidel tenha abandonado a presidência, por problemas de saúde, continuava a frente do regime, como presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros.

Do ponto de vista da religião, a morte de Fidel não trata mudanças significativas, uma vez que o ideais do partido governante continuam os mesmos.

Perseguição religiosa

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 02 Nov

Fim dos tempos: Misteriosa "porta do inferno"aparece do nada na China

Isso aconteceu em Urumqi na China, onde todos que presenciaram ficaram perplexos, pois viram do nada surgir uma gigante cratera com cheia de chamas de fogo. O calor desse "anel de fogo" chega a mais de 792 ºC. De acordo com especialista essa area não chega nem perto de ser uma area vulcânica e nem muito menos já houve indícios de ser area vulcânica, simplesmente surgiu e está sendo chamada de "Porta para o Inferno", pois simplesmente não há ainda noção de profundidade, segundo geólogos.

Os cristãos de todo mundo estão espantados com o feito, pois nos mostra mais um sinal bíblicos, segundo "Mateus 24", onde diz que acontecerá sinais nos céus e na terra. Igreja do Senhor, é tempo de se preparar, sabemos que a Palavra do Senhor diz que não se sabe o dia e nem a hora, mas também nos diz que devemos estar prontos e que sinais aconteceriam para nos alertar.

Fonte: CP

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 29 Out

75% da população mundial sofre com algum tipo de perseguição religiosa

Enquanto na Europa comemora hoje (27) o Dia Internacional da Liberdade Religiosa, Jan Figel, responsável pele debate do assunto junto à União Europeia faz um alerta preocupante. A perseguição religiosa “está ficando pior, porque atinge potencialmente 75% da população mundial”.

Em entrevista ao site da revista Premier, do Reino Unido, ele explicou que a maioria da população do mundo ainda sofre para desfrutar de liberdade religiosa. Ele explica que as novas leis – especialmente em países de governo muçulmano – e atentados terroristas colaboram para um aumento nos índices.

No ano passado, oficialmente foram 7.000 cristãos mortos apenas por causa de sua fé e 2.400 igrejas foram atacadas ou danificadas. Contudo, esses são apenas os casos documentados, o número é muito maior por que muitos países se recusam a reconhecer as verdadeiras motivações, preferindo classificar como mortes “políticas”. Este é o caso, por exemplo, da situação no Paquistão e no Iraque.

As mortes causadas pelo Estado Islâmico são classificadas como “crimes de guerra”, ainda que tenham motivação claramente religiosa. O aumento da repressão na China também é uma preocupação para muitos especialistas no assunto.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 14 Out

Líderes evangélicos começam retirar seu apoio a Donald Trump após declarações desastrosas

A candidatura de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos perdeu alguns apoios entre as lideranças evangélicas norte-americanas após mais uma – de inúmeras – gafes cometidas ou reveladas do passado do bilionário.

A gota d’água para alguns desses líderes foi a divulgação recentemente de um vídeo gravado em 2005, quando Trump fez várias colocações depreciativas e preconceituosa às mulheres, dizendo inclusive que nenhuma mulher casada teria tranquilidade se fosse deixada sozinha em sua companhia.

O constrangimento e a revolta generalizados obrigaram alguns líderes a se posicionarem de maneira oficial, retirando seu apoio a Trump. No jornal Washington Post, o respeitado teólogo Wayne Grudem confirmou que não apoiava mais o pleito do republicano à Casa Branca.

No mesmo dia, o presidente da Convenção Batista do Sul – a mais influente convenção evangélica do país -, Albert Mohler Jr., publicou artigo também no Washington Post retirando seu apoio a Trump.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – os mórmons – também retirou seu apoio a Trump. Embora não seja uma denominação de estreito relacionamento com as demais vertentes cristãs, a igreja mórmon é politicamente muito influente no país. Na última eleição presidencial, o candidato republicano era Mitt Romney, mórmon.

Segundo informações do portal Político, o senador republicano por Idaho, Mike Crapo, afirmou que a revelação das declarações de Trump não deixaram outra escolha a não ser abandoná-lo.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 12 Out

Rússia, França e Alemanha devem retomar conversas de paz na Ucrânia

Apesar das tensões diplomáticas crescentes sobre a Síria, os líderes de Rússia, França e Alemanha devem se encontrar "em breve" em Berlim para retomar os esforços de negociação de paz na Ucrânia. O presidente russo Vladimir Putin conversou por telefone com o presidente da França, François Hollande e a chanceler alemã Angela Merkel, segundo informou o escritório de Hollande em um comunicado. 

A nota afirma que os três concordaram que uma reunião sobre paz na Ucrânia teria que ser "construtiva e útil" para garantir o cessar-fogo e eleições livres. Apesar disso, parecem remotas as perspectivas para uma solução rápida para o conflito entre o governo e os separatistas ucranianos apoiados pela Rússia. A conversa aponta, porém, para uma abertura da linha diplomática de comunicação depois que a Rússia vetou uma resolução da França na Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria.

A França acusou a Síria de crimes de guerra e Putin cancelou viagem a Paris. O Kremlin afirmou que, na conversa por telefone, Putin expressou esperança de que a construção de uma solução pudesse ganhar força no encontro marcado para este sábado entre os principais diplomatas dos Estados Unidos, Rússia e várias outras nações. A reunião de sábado ocorrerá em Lausanne, na Suíça.

Fonte: BN

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 24 Ago

Muçulmanos convidam católicos para oração inter-religiosa na Itália

Para o dia 11 setembro, aniversário da queda das Torres Gêmeas de Nova Iorque, as comunidades do mundo árabe na Itália esperam receber a resposta afirmativa do Papa Francisco para que muçulmanos e cristãos façam uma oração juntos.

A data cai um dia antes da festividade islâmica do Eid, e a ideia é que as mesquitas de toda a Itália abram suas portas para receberem cristãos e leigos interessados em participar do movimento “Unidos para unir”.

“Pedimos às mesquitas da Itália para abrirem as portas aos visitantes cristãos e leigos, das 17 às 20 horas, para compartilhar com eles esta festividade com um convite à paz e ao conhecimento dirigido a todas as religiões”, disse Foad Aodi, presidente das Comunidades Árabes na Itália e também desse movimento internacional.

A proposta de atrair cristãos para as mesquitas é a versão inversa do movimento "Muçulmanos na igreja" realizado em 31 de Julho quando mais de 23 mil muçulmanos participaram de uma reza nas igrejas italianas pensando nas vítimas do terrorismo.

“Agora é a vez das mesquitas. Queremos abater os muros do medo com a força do diálogo”, disse Aodi a Rádio Vaticana. “Seguindo esta linha, queremos compartilhar a festividade do Eid com todos aqueles que se unirão ao nosso apelo”.

Neste domingo (21) Aodi pode convidar os cristãos que estavam na missa da Paróquia de San Giuseppe, em Cesenatico, para o evento do dia 11. Ele acredita que essas manifestações de unidade pela paz são eficazes para acabar com o preconceito.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 22 Jul

PF prende dez brasileiros suspeitos de ligações com o EI

Nesta quinta-feira (21) a Polícia Federal prendeu dez brasileiros suspeitos de compor um grupo terrorista ligado ao Estado Islâmico. A Operação Hashtag tem monitorado o grupo através, entre outras coisas, da quebra de sigilo de dados e telefônicos, encontrando conversas que defendiam a intolerância racial, de gênero e religiosa.

Segundo uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo, o grupo também trocava informações sobre o uso de armas e táticas de guerrilha para alcançar seus objetivos. Os integrantes também chegaram a manter contato com o EI através da internet.

Foram 12 mandatos de prisão temporária de 30 dias emitidos pela justiça, os nomes dos presos e outras informações sobre o caso não serão divulgadas para assegurar o êxito da operação.

A prisão se dá 15 dias antes do início das Olimpíadas, os crimes estariam sendo premeditados para acontecerem durante os jogos que serão realizados no Rio de Janeiro.

Brasil tem Lei Antiterrorismo

A Lei 13.260 de 16 de março de 2016 já define e pune os atos de terrorismo. “O terrorismo consiste na prática por um ou mais indivíduos dos atos previstos neste artigo, por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública”.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 17 Jul

Levantamento aponta que mais de 3 bilhões de pessoas ainda não ouviram falar de Jesus

O “Ide” é um chamado que continua ativo, pois uma pesquisa recente concluiu que aproximadamente 3,1 bilhões de pessoas nos dias atuais ainda não ouviram falar de Jesus Cristo.

O levantamento foi feito pela organização cristã Joshua Project, que se dedica a identificar e mapear os grupos étnicos que mais precisam de atenção das agências missionárias.

Em termos de percentual, esse número é quase metade da população atual do planeta: 42,3%. E o pior cenário de difusão da mensagem do Evangelho é a Ásia, onde cerca de 60% dos habitantes nunca ouviram falar de Jesus.

De acordo com informações da Rede Super, a Joshua Project usa uma escala para definir o nível de penetração do Evangelho nos países, o que ajuda formar um panorama de compreensão a respeito de quais etnias não foram alcançadas.

Nesse cenário, quando um grupo tem mais de 10% de cristãos, então ele passa a ser considerado “significativamente alcançado”. Caso esse número varie entre 2% e 10%, é classificado “parcialmente alcançado”, e com taxas inferiores a 2%, a escala o considera “minimamente alcançado”.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 03 Jun

Mais de 1 milhão de cristãos fugiram do norte da Nigéria

O Bispo de Kafanchan, Dom Joseph Bagobiri, apresentou na sede das Nações Unidos em Nova Iorque (EUA), um relatório sobre a morte e perseguição aos cristãos na Nigéria. O documento intitulado de “O impacto da violência persistente na Igreja no norte da Nigéria” mostra que entre 2006 e 2014 fora 11.500 cristãos mortos e mais de 1,3 milhão que fugiram daquela região do país.

A violência promovida pelo grupo terrorista Boko Haram atingiu principalmente os moradores dos estados de Borno, Kano, Yobe e Adamawa. Com medo, os cristãos se instalaram em estados com maior número de cristãos como Plateau, Nassarawa, Benue e Taraba, no chamado “cinturão do meio” (Middle Belt) do país e também em Kaduna, no Sul do país.

Mas segundo o relatório, essas regiões também se tornaram perigosas por conta dos ataques dos Fulani. “Nessas áreas, os pastores Fulani (muçulmanos) aterrorizam incessantemente diversas comunidades”, disse Bagobiri. O religioso diz também que em algumas cidades o que aconteceu com os cristãos foi um verdadeiro genocídio.

“Nestas áreas, os pastores Fulani aterrorizam incessantemente diversas comunidades, varrendo do mapa algumas, e em locais como Agaru, no Estado de Benue e Gwantu, e Manchok no Estado de Kaduna, estes ataques assumiram o caráter de genocídio, com 150-300 pessoas mortas em uma única noite”, denuncia.

Diante desses dados, o bispo católico fez um apelo para que a comunidade internacional faça pressão para que o governo da Nigéria garanta liberdade religiosa aos cristãos e outras minorias religiosas que estão sofrendo com os muçulmanos radicais.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 25 Mai

22 países árabes oferecem “proposta de paz” para Israel

Dois dias após o ministro israelense da Defesa, Moshe Yaalon, anunciar sua renúncia, afirmando não confiar mais no primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, ainda se especula o que estaria acontecendo nos bastidores.

A decisão inesperada abriu caminho para que o ministério da Defesa fosse entregue ao ultranacionalista Avigdor Lieberman. Ele supervisionará as atividades do exército nos chamados “territórios ocupados”, da Palestina.

Surpreendentemente, 22 países árabes, incluindo a Arábia Saudita, os Estados do Golfo, Jordânia e Egito, anunciaram que estão prontos para discutir com Israel uma iniciativa de paz. Essa coalizão estaria disposta a mudar sua atitude em relação ao Estado judeu, o que incluiria retomada das relações diplomáticas, de acordo com o Israel National.

A emissora de TV Channel 10 divulgou que esses países árabes têm enviado mensagens para o governo de Israel através de vários emissários, incluindo o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair. Como resposta, Israel precisa anunciar uma “retirada” da Judéia e Samaria, nas regiões reclamadas pela Autoridade Palestina.

Essa iniciativa de paz saudita, foi sugeria pela primeira vez em 2002, mas rejeitada por Israel. O governo rejeitou na época o chamado “direito de retorno” de milhões de descendentes dos árabes que fugiram do território de Israel em 1967.


Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 13 Mai

Israel levará água do Mar Vermelho para o Mar Morto

Um plano de Israel e Jordânia pode resultar na construção de um canal entre o Mar Vermelho e o Mar Morto. A proposta foi apresentada em uma conferência na cidade de Aqaba, na Jordânia.

Estavam presentes potenciais investidores, além de representantes dos EUA e do Banco Mundial. O preço estimado do projeto é 400 milhões de dólares.

O gabinete do primeiro-ministro israelense confirmou que o projeto prevê uma planta de dessalinização de água e um aqueduto que levará água do Mar Vermelho até a Jordânia. O excesso de água dessalinizada iria para o mar Morto, que tem visto suas águas diminuem cada ano. 

Até o momento, 94 empresas internacionais já pediram a documentação. O governo norte-americano anunciou que irá contribuir com cem milhões de dólares para a execução do projeto.


Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 25 Abr

Líderes mundiais querem “unir a fé” de 1,7 bilhão de muçulmanos

Ocorreu na semana passada em Istambul, capital da Turquia, o encontro de mais de 30 líderes de nações islâmicas e representantes de outros 56 países. Esse tipo de reunião tem como objetivo “superar as diferenças” e “unir a fé” dos muçulmanos.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan abriu o encontro da Organização de Cooperação Islâmica (OCI) com um discurso abordando a necessidade de proximidade dos que professam a fé no Alcorão. Chama atenção a presença no mesmo espaço do rei saudita Salman bin Abdulaziz Al Saud e do presidente iraniano Hassan Rohani, que estão em lados opostos nas guerras da Síria e do Iêmen.

Não por coincidência, o evento foi em Istambul, antiga capital do Império Otomano. Durante mais de 500 anos foi de lá que os sultões otomanos governaram os muçulmanos de todo o mundo.

Mevlut Cavusoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, disse que a cúpula foi organizada em um momento que “o mundo islâmico está passando por muitas disputas internas”. Para ele, esse sectarismo de xiitas e sunitas “divide a ummah”, termo árabe para a comunidade muçulmana mundial. “Esperamos abrir o caminho para a cura de algumas feridas”, finalizou.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 15 Abr

Diálogo inter-religioso quer combater extremismo nas redes sociais

O Centro Internacional para o Diálogo Inter-religioso e Cultural Kaiciid “Rei Abdullah Bin Abdulaziz”, na Jordânia, organizou cinco cursos de formação para promover o diálogo inter-religioso entre jovens do Oriente Médio.

O primeiro seminário aconteceu há algumas semanas tendo a participação de 300 jovens líderes religiosos de localidades diferentes, como Líbano, Palestina, Síria e Jordânia.

O curso visa encorajar essas lideranças a promover suas iniciativas e campanhas nas redes sociais para contrastar a propaganda dos extremistas religiosos.

“A nossa experiência nos mostra que os jovens não querem ouvir pregações de figuras de autoridade. Por isto estamos procurando envolver jovens homens e mulheres já ativos nas redes sociais e interessados em promover a paz e a convivência”, diz Fahad Abualnasr, Diretor Geral do Kaiciid.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 14 Abr

Edson Campagnolo comenta crise no Brasil: “Deus tem um propósito em cima disso”

Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. Assim é como o industrial Edson Campagnolo define sua carreira — de um trabalhador interiorano ao posto de presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

Durante a 96ª edição da CBN 2016, o empresário cristão, dono das indústrias de confecção Rocamp e Logic, relatou ao público de sua palestra as dificuldades e superações que enfrentou em sua caminhada pessoal e corporativa.

Hoje, além de gestor, Campagnolo é um forte associativista: vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná, e coordenador do G7 – grupo que reúne as principais entidades representativas do setor produtivo paranaense.

“Eu não sou letrado, não tenho curso de graduação. Perdi meu pai aos 17 anos, peguei minhas malas e fui trabalhar”, disse Campagnolo. “Mas eu ia atrás das informações”.

Consciência política

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 14 Abr

Igrejas protestantes de Noruega e Alemanha decidem aprovar celebração de uniões homossexuais

A aceitação para a união religiosa entre homossexuais em igrejas de tradição protestante está avançando ao redor do mundo, principalmente no continente europeu, onde as denominações já não gozam do mesmo vigor comunitário de outros tempos.

A Igreja Protestante da Noruega, principal denominação do país escandinavo, chegou à decisão de autorizar a celebração de uniões entre pessoas do mesmo sexo em seus templos.

A decisão, de acordo com a agência France Presse, foi tomada por ampla maioria, com 88 votos favoráveis de um total de 115 votantes do Sínodo de Trondheim.

A nova liturgia adotada permitirá que os homossexuais membros da denominação possam oficializar suas uniões civis em cerimônias religiosas.

Antes da Noruega, homossexuais já podiam celebrar suas uniões em igrejas protestantes da Suécia, Dinamarca e algumas das igrejas do Reino Unido.

No entanto, a decisão da Igreja Protestante da Noruega reservou aos pastores o direito de conservar sua postura pessoal, permitindo que os discordantes possam se negar a presidir celebrações de casamentos gays.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 05 Abr

Exército da Síria derrota tropas do Estado Islâmico e recupera controle de cidade cristã

A comunidade cristã da cidade de Al-Qaryatain, na Síria, comemora aliviada a vitória do exército sírio sobre o grupo extremista Estado Islâmico, que controlava a região desde agosto do ano passado.

As forças armadas reconquistaram a cidade no último final de semana – que é situada próximo a Palmira, outra que foi recuperada há pouco tempo. As forças aliadas ajudaram o exército sírio na batalha na região central do país.

A informação sobre a vitória sobre os extremistas islâmicos foi divulgada pelas autoridades militares e repercutida pela imprensa local e internacional, de acordo com a agência France Presse.

Al-Qaryatain é localizada em ponto estratégico e é cercada por montanhas. Localizada a 100 quilômetros a oeste de Palmira. Juntas, as duas cidades podem representar uma base essencial para as forças de Bashar Al-Assad tentarem reconquistar Damasco, que é a principal cidade da região mais populosa do país. Há um temor, no entanto, de que os confrontos contra o Estado Islâmico nessa área sejam mais acirrados e resultem em maiores baixas civis.

Durante a ocupação, os extremistas usaram escavadeiras para destruir um antigo monastério cristão e fizeram aproximadamente 200 civis como prisioneiros, levando-os para a cidade de Raqqa.