Informe Gospel TV






Parceiros

Reflexão

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Salmos 46

Blog

SAÚDE

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 27 Jul

Cidade do Recôncavo registra caso de ‘febre oropouche’, transmitida pelo mosquito maruim

A febre oropouche, doença transmitida pelo mosquito maruim, teve dois casos descobertos no estado pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A doença pode causar até meningite.

Os infectados foram uma criança de 10 anos que mora em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e um adolescente de 16 anos que mora em Salvador. Um deles estava na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, quando ficou doente.

Entre os sintomas da doença estão febre, falta de apetite, bronquite, diarreia, sensação de queimação no corpo, dores de cabeça, pescoço, nas costas e nas articulações, além da meningite. Assim como o mosquito da dengue, é na água parada que o maruim se reproduz. A febre circula no país desde a década de 1960 e é comum na Amazônia.

O pesquisador que fez o diagnóstico disse que a doença pode chegar em outras regiões através de pessoas ou animais infectados.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 18 Jul

Santa Casa de Misericórdia Hospital Luis Argolo agora conta com Traumatologia e Ortopedia 24h

A Santa Casa de Misericórdia Hospital Luis Argolo agora conta com serviços de Traumatologia e Ortopedia 24 horas, além de novos serviços de urgência e emergência para adulto.

Com emergência clínica completa e estrutura reformada, recepção climatizada, consultórios médicos, salas de triagem, salas de curativos, sala de parada, 12 leitos com equipamentos modernos, ampliação da UTI com dois leitos com equipamentos novos e modernos, centro cirúrgicos reformados, a Santa Casa busca dar uma assistência completa para o paciente com atendimento convênio e particular.

Santa Casa de Misericórdia Hospital Luis Argolo com atendimento 24h para adultos. Apoio Unimed!

Situada na Av. Luís Argolo – Centro

Telefone: (75) 3631-1301

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 13 Jul

Apresentador da Record desmente boatos de que teria morrido: “Estou ótimo”

O jornalista Marcelo Rezende, que apresenta o “Cidade Alerta”, da Record, publicou um vídeo nas redes sociais, na última terça-feira (11) para falar sobre conversas que surgiram de que ele teria morrido, ou sido internado às pressas. O apresentador está tratando um câncer no pâncreas.

“Há uma poesia que eu adoro que é assim: ‘Tantas vezes me mataram, tantas vezes eu morri, mas eu estou aqui ressuscitado’.

Quem tem Deus no coração vence qualquer batalha. Eu estou ótimo, me recuperando. Essa vitória pertence à Glória de Deus! Já, já estarei recuperado”, disse o jornalista. Ainda segundo Rezende, ele pretende voltar ao programa ainda neste semestre.

Fonte: Metro1

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 13 Mar

“ONG Enaultinho Rocha” incentiva doação de medula óssea em Santo Antônio de Jesus

No último sábado (11), no Espaço Cultural Renato Machado da Praça Padre Mateus, em Santo Antônio de Jesus, aconteceu uma manifestação afim de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de medula óssea.  O evento foi promovido pela “ONG Enaultinho Rocha”. Na ocasião, o presidente da ONG, Enault Freitas, concedeu uma entrevista ao portal Tribuna do Recôncavo, na qual falou a respeito da campanha.

De acordo com o presidente da ONG, essa ação realizada em Santo Antônio de Jesus faz parte da campanha “Março Laranja” que foi lançada em Salvador pelo grupo “Doadores por Amor” e através da “ONG Enaultinho Rocha”, está sendo disseminada nos municípios baianos.  O objetivo da campanha é a conscientização das pessoas sobre a importância de ser um doador de medula óssea.

Segundo Enault, Março é o mês de conscientização da doação de medula óssea e ressaltou que “ainda é precário o cadastro de medula óssea no Brasil.” Portanto, ele incentiva as pessoas a serem doadoras. “Vá ao HEMOBA e faça o seu cadastro. Tem muitas pessoas que estão precisando de medula óssea para sobreviver.”

O presidente da ONG informa que para ser um doador é necessário fazer um cadastro no Registro Nacional de Medula Óssea (REDOME), em uma unidade do HEMOBA. Então, quando sua medula for compatível com algum paciente, você será convocado para fazer a doação. Para ser doador é necessário ter de 18 aos 60 anos.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 15 Fev

Mais de 150 países exigem vacina contra a febre amarela

Em todo o mundo, 254 países são signatários do chamado Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Desses, 152 exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (Civp) – a maioria, na América do Sul, América Central, África, Ásia e no Oriente Médio, além de ilhas localizadas no Caribe e na Oceania.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mesmo com o surto da doença no Brasil, não há nenhuma novidade ou mudança de status do país em relação ao risco sanitário junto à Organização Mundial da Saúde. Os casos, atualmente, estão concentrados nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Bahia.

“O Brasil já tinha febre amarela e também exige o certificado. Não há qualquer ação restritiva por parte dos países signatários do RSI e, portanto, do Civp”, informou a entidade.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 13 Fev

'Pílula do câncer' vira suplemento alimentar vendido na internet

A fosfoetanolamina, substância popularmente conhecida como ‘pílula do câncer’, deverá ser lançada em março no país na forma de suplemento alimentar. O anúncio foi feito pela internet no fim da semana passada pelo biólogo Marcos Vinícius de Almeida e pelo médico Renato Meneguelo, que faziam parte do grupo de pesquisa do químico Gilberto Chierice, o criador da fórmula. “A fosfoetanolamina como suplemento pode atrapalhar a pesquisa que está em curso. Vai tirar a credibilidade dela como um remédio potencial para tratar o câncer”, disse o químico Salvador Claro Neto, um dos principais parceiros de Chierice. “Ela vai virar cogumelo do sol. Qual médico receita isso?”, questiona. Para Neto, a venda como suplemento pode “queimar duas décadas de estudos sobre a substância”. Apesar de discordar da postura dos ex-colegas, o químico disse que não houve briga. “Foi só uma questão de ponto de vista”.

Atualmente, o composto é fabricado pelo laboratório PDT Pharma, em Cravinhos, para a realização de um estudo coordenado pelo o Instituto do Câncer de São Paulo, o Icesp. A primeira fase, que envolveu 10 pacientes, já terminou e mostrou que a fosfoetanolamina é, pelo menos, segura. Desde outubro, o estudo seguiu para a fase 2, quando sua eficácia será testada em 200 doentes. Ao todo, o processo pode levar dois anos para que, enfim, seja possível determinar se a fosfoetanolamina realmente funciona.

EUA: A substância está sendo produzida na Flórida (EUA) e será comercializada via e-commerce para o resto do mundo a partir de 16 de março. A propaganda do produto não diz nada sobre tratamento do câncer, apesar de ser este o grande apelo comercial da fosfoetanolamina no Brasil. Nem poderia, pois neste caso teria de se enquadrar na regulamentação de medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e não há até agora nenhuma comprovação científica de que a substância funcione, de fato, no combate ao câncer.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 03 Fev

Aedes aegypti: em 2016 2,175 milhões de pessoas tiveram doenças ligadas ao mosquito

A previsão da tríplice epidemia se confirmou. Boletim divulgado nessa quinta-feira, (02/02), pelo Ministério da Saúde mostra que em 2016 o País conviveu com epidemias simultâneas: dengue, chikungunya e zika. Ao todo, foram 2,175 milhões de casos de infecções, com 846 mortes. Chama à atenção o expressivo número de óbitos provocados por chikungunya.

Durante 2016, 196 pessoas morreram em razão da infecção, 14 vezes mais do que o registrado em 2015, com 14 óbitos Quando o vírus foi confirmado no País, autoridades sanitárias afirmavam que a doença trazia pouco risco de morte. A zika, outra doença também que era tida como “prima fraca” da dengue, provocou 8 mortes.

O boletim indica que a epidemia de dengue ocorreu em todas as regiões do País. Os Estados mais castigados foram Minas (com 2.531 casos a cada 100 mil habitantes), Goiás (com 1.845 casos a cada 100 mil habitantes), Mato Grosso do Sul (com 1.684 casos a cada 100 mil habitantes) e Rio Grande do Norte (com 1.670 casos a cada 100 mil habitantes).

A chikungunya afetou sobretudo o Nordeste. Sete de nove Estados apresentaram níveis considerados muito altos, com incidência superior a 300 casos por cada 100 mil habitantes. No Sudeste, a maior incidência ocorreu no Rio, com 108 casos a cada 100 mil habitantes. Os casos de zika foram em menor número: 215.319. A maior incidência foi no Mato Grosso (671 casos por 100 mil), Rio de Janeiro (414 casos por 100 mil) e Bahia (340 por 100 mil).

Fonte: A Tarde

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 22 Dez

Bahia: Mãe pede cirurgia renal para filha 10 meses como presente de Natal
Um pedido diferente, triste e complicado para Papai Noel, mas que poderia ser fácil e rápido se assistência pública a saúde respeitasse mais a vida humana. O apelo pelo direito garantido na constituição ao “bom velhinho”, vem da cidade do entroncamento de Jaguaquara, no centro sul da Bahia. 
Há seis meses a dona de casa, Marilene Silva Santos, 40 anos, sofre para conseguir o tratamento cirúrgico para filha Yanna dos Santos Santana, 10 meses, que foi diagnosticada ainda no ventre, com Hidronefrose renal. Marilene entrou em contato com a reportagem do Bocão News e fez um apelo emocionante. “O maior presente que poderia ganhar neste Natal, seria a cirurgia da minha filha”. 
A Hidronefrose renal é doença que consiste na dilatação e distensão da pelve renal, habitualmente resultante de uma interrupção do fluxo de urina oriunda do rim. Normalmente, a urina deixa os rins a uma pressão muito baixa. Yanna e a mãe lutam contra a doença desde quando a bebê nasceu.
Marilene disse que tenta a cirurgia da bebê desde os primeiros dias de vida da garotinha. “Ela foi acompanhada desde quando nasceu por médicos da cidade, ela fez vários exames e em junho deste ano foi encaminhada para o Hospital das Clínicas em Salvador, onde ela foi atendida pelo Dr. Nayguel Campos, que solicitou novos exames”, relata.
Com novos exames em mãos, Marilene retornou com Yanna em setembro ao Hospital das Clínicas para a avaliação médica, que antecede a cirurgia. O procedimento estava marcado para o dia 16 de novembro, mas não aconteceu. “O médico solicitou que eu deixasse outra criança em estado mais grave ser atendida antes de Yanna. Eu atendi a solicitação dele”, explica.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 12 Set

Igreja constrói hospital para atender vítimas do Boko Haram

Em meio a todo sofrimento causado pelo grupo terrorista Boko Haram na Nigéria, uma luz de esperança nasce através da construção de um centro médico com um foco humanitário.

Anglicanos na parte norte da Nigéria, na província de Jos, se uniram com o foco de fornecer ajuda a milhares de vítimas oriundas do terrorismo.

De acordo com o jornal Premium Times, o bispo anglicano Emmanuel Mani confirmou o plano de construção e o desejo de fazer do centro clinico um meio de atender todas as pessoas que necessitarem, independentemente da religião.

“Este é um hospital diocesano para todos nós. Iremos usar nossos médicos, enfermeiros e toda a equipe de saúde – tanto aposentados quanto os que ainda trabalham – para servir a comunidade. Desejamos que os serviços sejam livres de cobranças”, disse ele.

O bispo Mani ainda informou que os engenheiros cristãos que supervisionam o projeto do hospital estão fazendo isso gratuitamente. Além disso, quando Emmanuel levou o desejo da construção do centro médico para Ministério da saúde nigeriano recebeu total apoio dos membros do governo.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 05 Set

Stº Antº de Jesus: Ortocentro completando 5 anos - Parabéns!

ORTOCENTRO - Shopping Itaguari - Sala 316 B- 3º Piso - Santo Antônio de Jesus/BA - (75) 3631-6346 - ortocentroortopedia@outlook.com

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 24 Ago

Ortocentro: Sente câimbras?

Veja como prevenir e lidar com o problema. A câimbra ocorre quando um músculo do corpo se contrai de forma involuntária. Ela frequentemente aparece durante a prática de esportes ou de exercícios físicos, mas a verdade é que um músculo pode ter espasmos mesmo durante o sono .

A Enciclopédia ADAM sugere algumas dicas para aliviar ou prevenir as câimbras:

- Pare a atividade imediatamente e faça um alongamento suave ou uma massagem leve no local afetado ;
- Aqueça o músculo enquanto ele está contraindo. Aplique gelo para a dor mais tarde;
- Pondere com seu médico a possibilidade de tomar um anti-inflamatório não esteroide para ajudar a aliviar a dor; 
- Beba bastante água ou isotônico;
- Enquanto estiver malhando, não force além do limite de seu corpo 
- Inclua mais potássio em sua dieta; 
- Alongue seus músculos regularmente.

Agende agora mesmo sua consulta. Ortocentro, ortopedia, fisioterapia e rpg.

Itaguari Shopping, 3º piso, Sala 316-B | Santo Antônio de Jesus/BA I (75) 3631-6346.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 03 Jul

Campanha alerta população para o surgimento da pneumonia em diabéticos

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) começa este mês a campanha “Pneumonia. Tô fora!” – www.pneumoniatofora.com.br – com a participação do ator José Loreto, portador de diabetes, que gravou um vídeo chamando a atenção para a gravidade da pneumonia em diabéticos e a gratuidade da vacina nos 49 Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs). Vacinação gratuita contra as doenças pneumocócicas.Onde se vacinar em Salvador:

- Hospital Couto Maia/ Rua Rio São Francisco s/nº – Mont Serrat

- Centro de Referência Dr. Crescêncio Silveira/ Rua Profª Ana Almeida s/nº – Centro

- Centro de Atenção à Saúde Profº José Maria de Magalhães Netto/ Av. ACM s/nº – Iguatemi

- Hospital Infantil Prof. Hosanah de Oliveira/ Rua Augusto Viana, Canela.

Fonte: Correio

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 08 Jun

Matheus, filho da cantora Eyshila, está internado em estado grave na UTI com meningite viral

O filho mais velho da cantora Eyshila, Matheus Oliveira, 17 anos, foi internado na última quarta-feira, 01 de junho, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, com meningite viral.

Na última terça-feira, 07 de junho, Matheus foi submetido a uma delicada cirurgia, mas os médicos responsáveis pelo caso decidiram interromper o procedimento ao se depararem com o grave estado do adolescente.

“Pr. Odilon e Eyshila estão no hospital, lutando pela vida do seu filho Matheus que está com meningite. Os médicos falaram para a família, que eles não conseguiram realizar a cirurgia. Após ver a gravidade, resolveram interromper a cirurgia. Neste momento está (sic) sendo feitos alguns exames; só após esses exames podem declarar morte cerebral. Continuemos em oração pelo Matheus”, informou o pastor Silmar Coelho em sua página no Facebook.

A primeira informação sobre a internação de Matheus foi dada pela tia do rapaz, a cantora Liz Lanne, que pediu orações aos seus seguidores nas redes sociais. Posteriormente, ela publicou uma nova mensagem expressando esperança: “Meu sobrinho, meu filho, meu amor tão grande… Os médicos dizem que acabou mas a última palavra é de Deus!”, escreveu.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 19 Mai

STF suspende lei que autorizava uso de pílula do câncer

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira, 19, por cinco votos a quatro, suspender provisoriamente a lei federal que liberou o porte, o uso, a distribuição e a fabricação da fosfoetanolamina sintética, conhecida como “pílula do câncer”.

O caso ainda não encerrou e deverá voltar ao plenário quando os ministros decidirem sobre o mérito da questão, que questiona a constitucionalidade da norma. A lei foi sancionada pela presidente da República afastada, Dilma Rousseff, às vésperas de seu afastamento pelo Senado com a instauração do processo do impeachment.

A regra foi questionada ao STF pela Associação Médica Brasileira (AMB), por permitir que pacientes diagnosticados com câncer usem, por escolha livre, o medicamento que ainda não tem eficácia comprovada.

O relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, balizou o julgamento ao votar para suspender integralmente a lei. Ele considerou haver potencial dano em liberar a substância sem a realização de estudos científicos e registro do medicamento junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A tese foi acompanhada por Luis Roberto Barroso, Teori Zavascki, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.

Fonte: Tribuna da Bahia

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 06 Mai

Bahia recebe 840 mil novas vacinas contra a gripe H1N1 nesta sexta-feira

O novo lote de vacinas contra a gripe H1N1 chegou nesta quinta-feira (5) na Bahia. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), as 840 mil novas vacinas que chegaram representa 24% da remessa total prevista para o estado. Ainda de acordo com a Sesab, são 150 mil vacinas destinadas para Salvador. Com a chegada do penúltimo lote da vacina, já são 2,8 milhões de vacinas distribuídas na Bahia, o que representa 89% da remessa total.

O novo lote será distribuído já na manhã desta sexta-feira (6) em Salvador, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde. Conforme a pasta, ainda há postos com vacinas e a previsão é de que na tarde de amanhã a vacinação já esteja regularizada em todos os postos da capital baiana. Um novo caso de gripe H1N1 foi confirmado na cidade de Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia. Conforme a Secretaria de Saúde do município, o paciente é um adolescente.

Segundo informações da TV Bahia, o adolescente é irmçao do bebê de oito meses que morreu no último dia 13 de abril, no mesmo município, vítima da doença. O adolescente deu entrada no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI) com uma síndrome respiratória aguda grave.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 26 Abr

26 de abril é Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no Brasil. A Hipertensão Arterial é um importante fator de risco que pode desencadear estas doenças e levar a sequelas graves ou à morte. 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão e o Planserv aproveita a oportunidade para alertar os seus beneficiários e a população em geral sobre a importância do diagnóstico e controle da doença.

De acordo com o médico auditor e cardiologista do Planserv, Rogério Ferreira da Silva, a hipertensão é desencadeada por múltiplos fatores, entre os quais se destacam o consumo exagerado de alimentos industrializados, hábitos alimentares errados, sobrepeso e sedentarismo, condições cada vez mais presentes na vida contemporânea. A hereditariedade também é um fator a ser considerado e pessoas com hipertensos na família devem ficar mais atentas às medidas de prevenção.

Quando não tratada adequadamente, a hipertensão pode ocasionar problemas graves como doenças renais, doenças cerebrovasculares, infarto do coração e doenças de vasos periféricos. “As consequências dessas complicações podem ser desastrosas, como sequelas permanentes do acidente vascular cerebral ou necessidade de hemodiálise permanente”, explica o médico.

A recomendação do especialista é que a população realize pelo menos uma medida da pressão arterial por ano e as pessoas com casos na família ou fatores de risco o façam a cada seis meses. Uma vez diagnosticada a hipertensão, é importante não fugir do problema e seguir as recomendações orientadas pelo médico, desde as mudanças de estilo de vida com dieta adequada e prática de exercícios físicos até o uso regular dos medicamentos prescritos.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 20 Abr

Estudantes em Amargosa participam de caminhada em combate ao mosquito da dengue

Na manhã desta terça-feira (19/04), uma grande mobilização tomou conta das principais ruas do centro da cidade de Amargosa. 

Estudantes do Colégio Estadual Santa Bernadete promoveram uma caminhada para alertar a população sobre a importância de combater o mosquitos Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças graves como a dengue, a zika e a febre chikungunya. A mobilização contou com a presença de estudantes, professores, demais funcionários e a direção da escola.

Fonte: Amargosa News

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 23 Mar

Chegam ao Brasil 500 mil doses de vacina contra a dengue

O primeiro lote da vacina contra a dengue desenvolvida pela francesa Sanofi Pasteur já está no Brasil. Foram desembarcadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na terça-feira (22), 500 mil doses que serão destinadas ao mercado privado, especialmente clínicas. 

O imunizante só deverá ser usado a partir de junho, prazo previsto para que a Câmara de Regulação de Medicamentos, órgão interministerial que avaliza os preços de remédios novos, determine o preço de venda do produto. A Sanofi Pasteur informou que o processo de importação teve início a partir da aprovação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em dezembro de 2015. 

A fábrica de vacinas fica na região de Lyon, na França, e tem capacidade para produzir 100 milhões de doses por ano. Além do Brasil, a vacina está aprovada no México, El Salvador, Filipinas e Paraguai. A eficácia é de aproximadamente 66% contra os quatro sorotipos de vírus da dengue na população acima de nove anos, mas é necessária a aplicação de três doses em intervalos de seis meses.

Fonte: Correio

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 19 Jan

Repelente inflacionado: demanda cresce e deixa produto 76,19% mais caro

A vida não está fácil para quem quer evitar o  mosquito mais temido do momento: o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus. Além do risco de ser vítima de uma das doenças, ainda tem o impacto no bolso.

A relação do zika vírus com o surto de microcefalia, confirmada pelo Ministério da Saúde, fez com que a procura por repelentes aumentasse 40% nas farmácias baianas. Junto com o crescimento da demanda, o preço do produto também disparou, sobretudo, dos repelentes a base de icaridina, que prometem um tempo de proteção de até 10 horas. Ao longo do ano passado, o produto Exposis na versão de 100 ml - o mais recomendado pelos médicos para as grávidas - subiu de R$ 42 para R$ 74, aumento de 76,19%.

Os números são do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia (Sincofarba). O preço subiu também  nos produtos à base de citronela que ficaram 18% mais caros, com variação de R$ 11 para R$ 13 e nos repelentes compostos por dietil-toluamida (DEET), que tiveram um reajuste de 16,9%, passando de R$ 11,80 para R$ 13,80.

“O preço pulou por conta do aumento da demanda, que foi tão grande a ponto de deixar os estoques das farmácias e dos distribuidores completamente vazios. Nem mesmo a indústria esperava que a procura fosse tanta”, explica o vice-presidente do Sincofarba, Luiz Trindade.

Guerra diária:


Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 20 Dez

Pesquisa mostra que 3h de exercícios semanais ajudam a prevenir Alzheimer

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro mostra que três horas de exercícios físicos semanais são capazes de retardar e até prevenir o Alzheimer, inclusive nos casos em que há predisposição genética.

O estudo que durou quatro anos levou em consideração fatores genéticos que podem aumentar o risco do processo neurodegenerativo e a existência de substâncias associadas à formação de placas amilóides, depósitos que causam inflamações e prejudicam os neurônios, aumentando em até quatro vezes o risco de Alzheimer.

“Vários estudos já apontaram que os idosos apresentam essa inflamação e essa inflamação é sistêmica, então ela está presente no meu corpo inteiro, e, uma vez presente, ela está sinalizando que tem a ação do sistema imunológico, que ele pode estar causando a morte de algumas células”, explicou a pesquisadora Carla Nascimento.

Essas inflamações trazem prejuízos com o tempo e afetam a saúde do cérebro, mas isso pode mudar com uma rotina de exercícios como a proposta na pesquisa, em que a atividade é contínua e tem nível moderado. Resumindo, é como se a atividade física funcionasse como um anti-inflamatório natural, ajudando a frear o processo de degeneração.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 07 Jul

Com 54 casos da síndrome paralisante, Sesab convoca profissionais de saúde
Depois de verificar o aumento de casos da Síndrome de Guilain-Barré, a chamada síndrome paralisante, assim como outras complicações neurológicas relacionados à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a Secretaria estadual da Saúde (Sesab) decidiu reunir profissionais de saúde para acompanhar o Painel "Complicações neurológicas relacionadas à tríplice epidemia de arboviroses no Estado da Bahia". Somente este ano, até às 10h desta terça-feira (7), foram notificados 54 casos da Síndrome de Guilain-Barré. O evento acontece nesta quarta-feira (8), a partir das 13h30, no auditório do Hospital Geral Roberto Santos.
No encontro serão feitas apresentações do Protocolo Clínico da Síndrome e do plano operativo emergencial da rede de atendimento aos pacientes com manifestações neurológicas associadas à tríplice epidemia. Serão feitas, ainda, exposições da epidemiologia da Dengue, Chikungunya, Zika e de Doenças Exantemáticas Indeterminadas, além da manifestação clínica e complicações neurológicas mais frequentes nos casos dessas três doenças. 

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 02 Abr

Anvisa suspende venda de produtos de empresa sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu hoje (2) a fabricação, a distribuição, a divulgação, a comercialização e o uso dos produtos Unaro Pecan com Sucupira, Leite Pecan – Fast One e Sucmax Sucupira, fabricados pela empresa L.B. Caps Produtos Naturais. 

Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada porque os produtos não têm registro, notificação ou cadastro na agência reguladora. A empresa também não tem autorização de funcionamento. As unidades dos produtos que forem encontradas no mercado devem ser apreendidas e inutilizadas.

Fonte: Agência Brasil

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 26 Mar

Benny Hinn é internado na UTI para tratar de arritmia cardíaca e falta de ar, dizem familiares

O televangelista Benny Hinn foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no último fim de semana para tratar de problemas relacionados ao coração.

Benny Hinn deu entrada no hospital de Orange County, na Califórnia (EUA) com falta de ar, e depois de uma avaliação mais minuciosa, os médicos afirmaram que ele se recuperará completamente.

De acordo com informações do Charisma News, o televangelista adepto da teologia da prosperidade se queixava de exaustão após ter voltado do Brasil, onde participou do 7º Congresso Fogo de Avivamento para o Brasil, realizado em São Paulo. 

“Este é um desafio, mas estou recebendo bons relatórios. Nós não temos todas as respostas… À medida que envelhecemos, nosso corpo precisa de reparo”, afirmou Benny Hinn, 63 anos, ao jornalista Steve Strang numa rápida conversa no hospital.

Strang informou ainda que a filha mais velha de Hinn, Jessica Hinn-Koulianos, contou que o pai não estava se sentindo bem depois das participações no Congresso neopentecostal no Brasil, e que sua irmã, Tasha Gelyana havia lhe dito que o pai estava com sinais de exaustão e queixando-se de falta de ar.



Um comentário

Postado por: Welington Macedo / 07 Fev

Palestra trata a dependência química da perspectiva bíblica

Na 17ª Consciência Cristã, em 2015, acontecerá o 6º Encontro sobre Dependência Química. O encontro será de 14 e 16 de fevereiro de 2015, no Central Cultural – Sala 3, em Campina Grande-PB, e faz parte das programações da 17ª Consciência Cristã. O objetivo desse evento é debater, sob uma perspectiva clínica e bíblica, o problema da dependência química, que tem destruído milhões de famílias. O palestrante será o professor João Luiz Vieira.

João Luiz Vieira é membro da IPB/RJ e consultor em dependência química com formação pelo SENAD (UFSC e UNIFESP). João também escreveu um livro intitulado “O cristão e as drogas”. Neste livro, ele fala o porquê de querer trabalhar este tema com os cristãos: “Percebi que a desinformação a respeito das drogas tem afetado o bom desempenho do ‘ide e pregai o evangelho a toda criatura’, colocando o dependente químico fora deste alcance.

“O meu objetivo é denunciar este impasse e motivar os cristãos a serem mais humanos, aprendendo que o dependente químico é uma pessoa que precisa de ajuda e apoio, para sair das drogas, e que o papel da igreja é fundamental, ou mesmo vital para a solução deste problema”, declara.

Confira os temas do 6º Encontro sobre Dependência Química:

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 03 Fev

Falso dentista que atuava há mais de 35 anos é preso em Itatim

O Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA) flagrou nesta segunda-feira (2) um falso dentista atuando no centro do município de Itatim, na região de Piemonte do Paraguaçu, aproximadamente 221 km de Salvador. Severiano Silva Santos – mais conhecido como Gaguinho – atuava há mais de 35 anos e foi detido em sua clínica.

Acionados, os policiais militares deram voz de prisão ao homem que se apresentava como dentista, mas não possuía nenhum diploma, formação técnica ou registro no CROBA. Severiano atendia esporadicamente uma ou duas pessoas por semana em um consultório equipado com todos os instrumentos necessários para atendimentos. Agora, o acusado vai responder por exercício ilegal da profissão de odontologia.

Fonte: Bahia Notícias

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 26 Jan

'Queremos que a Bahia seja referência em informatização da saúde', diz secretário

Escolha pessoal do governador Rui Costa (PT), o médico Fábio Vilas-Boas ocupa há 26 dias uma das secretarias mais estratégicas de um governo: a Saúde. Diferente do ex-secretário da pasta, Jorge Solla, Vilas-Boas é visto por analistas e políticos como um perfil mais técnico, que deseja deixar o seu legado de quem modernizou e informatizou o sistema de saúde da Bahia.

“Queremos que a Bahia seja um modelo para o Brasil em referência à informatização da saúde”, exalta-se o mais novo secretário em entrevista para o Bahia Notícias. Durante a conversa com os repórteres, Vilas-Boas explica a decisão do governo do estado de extinguir das Diretorias Regionais de Saúde (Dires) para criar os Núcleos Regionais, além das dívidas do Estado com os municípios em relação ao repasse de recursos para a saúde.

São quase R$ 30 milhões de dívida do governo para as prefeituras baianas. “O mais importante não é pagar o atrasado, mas sim manter o fluxo regular de pagamento”, diz o secretário que encara o desafio de regularizar as contas da pasta mesmo com a previsão do aperto de cintos pelo governador Rui Costa (PT).

Fonte: Bahia Notícias

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 12 Jan

Governador garante que primeiro é preciso melhorar gestão das Santas Casas da Bahia para que problemas sejam resolvidos

Em visita à cidade de Muritiba, o Governado da Bahia, Rui Costa, foi entrevistado pela Rádio Andaiá FM e falou sobre o Estaleiro de Paraguaçu e a situação da saúde no Estado.

Visita à Muritiba: “Inauguramos algumas obras de água e esgoto e demos novas ordens de serviços também nessa área para Muritiba e cidades vizinhas no valor total de R$ 48mi, além disso estamos fazendo questão de visitar uma escola para acompanhar os bons projetos e verificar o que falta fazer  e não está funcionando bem para que seja corrigido”, destacou.

Santa Casa de Misericórdia: As Santas Casas da Bahia que estão passando por crises, inclusive muitas delas estão com ameaças de paralisação, assim como os hospitais regionais a exemplo da unidade de Santo Antônio de Jesus, que está recorrendo a justiça para não fechar. Sobre os casos, Rui disse que há problemas na saúde em vários níveis, mas o maior deles é o sub financiamento, ou seja, no país inteiro há poucos recursos de saúde, no passado esses problemas não apareciam tanto porque havia uma população mais jovem, mas atualmente o perfil mudou e há uma população jovem cada vez mais reduzida e os idosos aumentando. “A saúde no Brasil e na Bahia tem a necessidade de mais recursos para fazer exames de alto custo e outros procedimentos, mas precisamos fazer a melhoria na gestão dos recursos da saúde.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 02 Jan

Novo Secretário de Saúde do Estado pretende construir sete Hospitais Regionais na Bahia

O novo Secretário de Saúde e médico do Hospital Espanhol em Salvador, Fábio Villas-Boas relatou que pretende fazer a construção de sete Hospitais Regionais. “Além dos hospitais pretendo construir unidades de pronto atendimento, policlínicas dentro de um novo modelo de atenção visando a criação de consórcios intermunicipais de saúde.

Vou viajar conhecer todas as unidades da rede própria da Secretaria de Saúde ao longo de trinta dias”, contou. Sobre o projeto dos hospitais, Fábio relatou à rádio Andaiá FM que irá identificar as regiões que estão necessitando, discutir com os Prefeitos e Coordenações Regionais de Saúde das localidades.

“O trabalho com as Unidades de Saúde em greve em alguns pontos da Bahia não tornará o trabalho tenso, uma vez que tenho equipe qualificada para tratar da difícil missão de organizar a Saúde no Estado da Bahia. Assim que assumir iremos nos ‘debruçar’ para entender os problemas e solucioná-los”, declarou. 

Texto: Voz da Bahia

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 29 Dez

No penúltimo dia de mandato, Wagner assina empréstimo para saúde

O governador da Bahia, Jaques Wagner, assinou hoje (30), um contrato de empréstimo no valor de US$ 200 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). De acordo com a assessoria de imprensa do governador, os recursos serão destinados ao programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde na Região Metropolitana de Salvador (PROSUS).

Wagner lembra que o público alvo é a população da RMS, cerca de 3,6 milhões de pessoas, mas atingirá diretamente a população atendida pelo SUS, que corresponde a 90% do contingente populacional região. O governador assinou o empréstimo em seu penúltimo dia como governador. No dia 1º de janeiro, Rui Costa, assumirá o cargo.

Fonte: ASCOM

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 01 Dez

Pelé 'evolui bem' e não precisou de hemodiálise, diz boletim médico

O quadro de saúde do ex-jogador de futebol Pelé “evolui bem”, de acordo com boletim médico divulgado pelo hospital Albert Einstein nesta segunda-feira (1º) às 18h. Edson Arantes do Nascimento continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e recebe antibióticos. Ainda de acordo com a unidade médica, ele não apresentou febre e não precisou fazer hemodiálise nesta segunda – o procedimento foi interrompido. “As culturas de sangue e urina permanecem negativas.

Realizará avaliação clínica e laboratorial amanhã cedo para análise da necessidade de suporte renal”, diz o boletim. Depois de passar mal, Pelé passou por uma operação no último dia 13 para retirar cálculos renais. Ele foi internado no último dia 24, após o diagnóstico de uma infecção urinária durante consulta de revisão. 

Fonte: BN