Informe Gospel TV






Parceiros

Reflexão

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Salmos 46

Blog

Reflexão

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 27 Jun

Reflexão: O mundo está cheio de ódio porque se esqueceu das palavras de Jesus, diz Billy Graham

Em uma mensagem devocional publicada no último sábado (24), o evangelista Billy Graham fez uma análise do cenário em que o mundo se encontra nos dias atuais.

“Enquanto o verdadeiro cristianismo diminuiu, a grosseria e a violência aumentaram. Vizinhos brigam com vizinhos. As agressões são um grande problema nas escolas e as ‘guerras de gangues’ entre adolescentes têm apresentado ameaça séria”, avalia.

“Pais e mães disputam e brigam. Casas estão se desintegrando. Altos funcionários do governo se envolvem em xingamentos e discussões acaloradas, que não estão de acordo com a dignidade do seu cargo”, ele continua.

Por que os atos de selvageria têm penetrado na sociedade? De acordo com Graham, é porque as pessoas se esqueceram das palavras de Jesus, relatada em Mateus 5:5: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 25 Dez

Reflexão: A profecia que mata

Nos dias atuais o tema “Profecia” está muito em voga. Há pessoas no meio evangélico que nem mais congregam em uma igreja local; vivem de igreja em igreja correndo atrás de “profetas”, guiando suas vidas por profecias, tratando-as como verdade absoluta, afinal, muitas dessas profecias são anunciadas por homens com verdadeiro testemunho cristão. Mas será que isso é suficiente? Faremos uma análise minuciosa do capítulo 13 do livro I Reis, e veremos os cuidados que precisamos tomar quando o tema é profecia.

O texto em tela trata de um homem de Deus (é assim que a Bíblia o retrata) que fora enviado de Judá para Betel, cidades estas que ficavam cerca de 33 km de distância uma da outra. Esse Homem havia sido enviado por Deus para profetizar acerca do que aconteceria com a nação, bem como com os seus sacerdotes.

Na análise desse texto, vou abordar três eixos principais, quais sejam: (1) O Homem de Deus como Profeta; (2) A Responsabilidade do Profeta Velho e (3) Postura ao Ouvir uma Profecia.

O Homem de Deus como Profeta

É importante iniciar esse tópico com a afirmação de que as Escrituras testificam que aquele homem, de fato, era um homem de Deus: “E eis que, por ordem do SENHOR, veio, de Judá a Betel, um homem de Deus; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso”. I Rs 13:1. Assim, precisamos entender que quem diz se determinado profeta é ou não um verdadeiro homem de Deus são as Escrituras e as diretrizes emanadas pela Palavra.

Ademais, o verdadeiro profeta de Deus tem suas palavras, então profetizadas, cumpridas em determinado momento. Nessa ocasião, o homem de Deus profetizara que os ossos daqueles sacerdotes instituídos por Jeroboão, sacerdotes estes sem qualquer temor diante de Deus, que tampouco pertenciam à linhagem de Levi (requisito obrigatório ao sacerdócio no Antigo Testamento) seriam queimados por um rei que seria levantado por Deus, de nome Josias: “E ele clamou contra o altar por ordem do Senhor, e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti”. I Rs 13:2.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 13 Dez

Casal reza junto por 7 meses antes de decidir namorar e dar primeiro beijo

O estudante de engenharia cartográfica, Marcos Coladello, de 21 anos, e a estudante de fonoaudiologia, Letícia Moreira, de 22 anos, antes de começarem a namorar, viveram um "período de conhecimento" em Presidente Prudente. Não apenas um ao outro, mas também em relação à vontade de Deus. O casal rezou junto por sete meses antes de começarem a namorar, com a intenção de saber o que Cristo queria para os dois.

Coladello conta que em 2012 começou a se apaixonar pela Letícia. No entanto, mesmo sabendo que o sentimento era recíproco, ele demorou em se declarar. “No dia em que falei com ela, fiz um poema, comprei uma rosa e levei-a na igreja e disse ‘quando Jesus quer dar algo para alguém, o Senhor dá uma semente que precisa ser nutrida. Então pedi que Cristo me ensinasse a ser um homem e amar, então Ele me deu você’”, relata o estudante de engenharia cartográfica. Nesse dia, o casal começou a rezar para saber o que Deus queria deles. Marcos pediu Letícia em namoro após ler trecho da Bíblia.

A estudante de fonoaudiologia lembra que toda semana eles tinham um dia em que rezavam juntos na igreja e que todo dia, em um horário especifico, eles rezavam cada um em sua casa. Todo este período sem beijo. “Era o momento que tínhamos de intimidade com o Senhor, para que crescêssemos espiritualmente”, diz. “Nós não tínhamos certeza que íamos namorar, queríamos saber qual era a vontade de Deus, independentemente do que acontecesse ao fim desse período de oração”, completa Letícia.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 02 Dez

Ladrão devolve bolsa com desculpa: “Deus mandou”

Um caso curioso ocorreu na capital de Rondônia, a cidade de Porto Velho. Uma bolsa de luxo, furtada dentro de um carro estacionado próximo a um petshop, foi devolvida depois de dois dias, com um bilhete do ladrão.

No recado manuscrito em um guardanapo, o ladrão disse: “Deus mandou eu te entregar. Só peguei a grana, desculpa!”. A dona da bolsa, uma fotógrafa de 36 anos, compartilhou o conteúdo em suas redes sociais.

A vítima diz, que estacionou o carro para frequentar uma academia localizada na região norte da cidade. Ao voltar, não notou sinais de arrombamento no carro.

“O carro estava fechado e travado. Só senti falta da bolsa alguns minutos depois de entrar no automóvel”, afirmou, acreditando que o sujeito tenha usado um aparelho chamado “Chapolin”, que bloqueia travamento de carros e é vendido em várias cidades do Brasil.

Por conta do roubo, a fotógrafa registrou um Boletim de Ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia Civil em Porto Velho, localizada no bairro Costa e Silva. Dias depois, uma mulher da Casa de Freiras ligou avisando que alguém tinha jogado a bolsa dentro do quintal.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 25 Nov

Cristãos lutam pelo fim da escravidão e da exploração sexual

A International Justice Mission (IJM) é a maior ONG contra escravidão do mundo. Embora seja pouco divulgada, seus idealizadores são cristãos que lutam pela liberdade para todos os seres humanos.

Eles seguem uma antiga tradição, uma vez que desde o início da Igreja, a mensagem do evangelho serviu para mudar o Império Romano de dentro para fora, mudando a perspectiva que se tinha sobre a escravidão.

Durante séculos, os cristãos lutaram por causas sociais, como no século 19, quando um movimento liderado por evangélicos como William Wilberforce, ajudou a extinguir a escravidão institucionalizada pelas nações.

Infelizmente, em pleno século 21 esse é um problema que parece longe do fim. O Índice de escravidão global, divulgado no início do ano, aponta que há mais de 45 milhões de pessoas em condições análogas à de escravos. Estima-se que o Brasil tenha 161 mil pessoas vivendo dessa maneira.

Visando despertar a Igreja ao seu papel na proteção dos indivíduos, comunidades e nações inteiras da violência, a International Justice Mission (IJM) reuniu advogados e lobistas cristãos de vários países e luta em diferentes fronts.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 25 Ago

Reflexão: Casal morre no mesmo dia após vida consagrada ao evangelho

Um militar aposentado pela guerra que, posteriormente se tornou bombeiro e uma assistente de hospital infantil. Duas pessoas que viveram para ajudar seus semelhantes baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo. Esse fato ocorreu durante os últimos 63 anos em Dakota do Sul – EUA.

De acordo com a CNN, Henry e Jeanette De Lange eram cristãos ativos da Igreja Evangélica Reformada de Platte e durante muito tempo viveram uma vida de suporte ao próximo.

O fato que chamou a atenção com relação ao casal foi o falecimento quase que simultâneo. Os idosos estavam muito doentes, Henry tinha câncer de próstata e Jeanette Alzheimer’s e já recebiam cuidados do Centro Médico de Plantte de maneira integral.

O quadro clínico dos dois piorou bastante e a família foi chamada para estar presente durante a morte inevitável. Os filhos do casal fizeram leituras bíblicas enquanto seus pais davam os últimos suspiros.

Jeanette partiu primeiro. Exatamente as 5h10 da tarde do dia 31 de Julho ela já não respirava mais. Quando Henry foi informado, também faleceu.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 24 Mai

Igrejas evangélicas se unem em caminhada contra a exploração sexual infantil

Igrejas evangélicas de Fortaleza se uniram no último domingo (22) em uma caminhada contra a exploração sexual infantil. Promovida pela Rede Evangélica Nacional de Assistência Social (Renas), o evento reclamou a relevância do tema para toda a sociedade em vista do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Jailma Rodrigues é assistente social e coordenadora da campanha Bola na Rede que atuou na caminhada. Em entrevista exclusiva para o Portal Guiame, ela contou mais detalhes. “Essa caminhada é promovida pela Renas, que aqui em Fortaleza reúne várias instituições e igrejas, como por exemplo a visão mundial, Diaconia, a Jocum, a Luminai, a Compassion e outras”, disse. “E essas instituições todas se juntam durante o ano inteiro para programar essa ação e outras ações que a gente faz durante o ano”, contou.

“Algumas instituições não evangélicas também estão com a gente, mas a organização é feita por uma rede evangélica”, disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, a campanha iniciou em 2010 com o mote da Copa do Mundo. “Nos começamos essa campanha em 2010 e a ideia era desenvolver uma campanha em alusão a copa do mundo na situação da exploração sexual no turismo”, revelou.

“Então nos finalizamos a campanha em 2014 com a copa do mundo com grupos de sensibilização nos bolsões de estacionamento, no Fifa FanFest da Praia de Iracema e em vários outros lugares. Mas nós decidimos continuar com a campanha por entender que infelizmente é uma violência que não se acaba, que não é dado baixa e que infelizmente o poder público não faz a sua parte, não tem uma responsabilidade de uma forma efetiva”, comentou.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 06 Mai

Casamento dentro de hospital realiza sonho de paciente

A assistência social do Hospital Regional do Cariri (HCR), em Juazeiro do Norte (CE), permitiu que a paciente Sandra Raquel Nogueira Pereira, 36 anos, se casasse dentro do hospital onde está internada.

No ano passado a manicure e diarista foi diagnosticada com neoplasia no colo de útero e passou a fazer tratamento no hospital.

Nos últimos dois meses ela passou a ficar internada, pois a doença já atingiu outros órgãos e ela não consegue mais andar.

Porém Sandra sempre teve muitos sonhos e um deles pode ser realizado na última segunda-feira (2) no espaço ecumênico do Hospital Regional do Cariri que foi o seu casamento religioso com o seu já esposo no civil, Sérgio.

“Sempre sonhei em casar diante de Deus. Eu e meu marido estamos juntos há 16 anos, casamos no cartório, mas como toda mulher, não me sentia completa sem ter a bênção de Deus, que é quem me dá forças para suportar o que venho enfrentando”.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 12 Abr

Igreja quita as dívidas de 48 famílias de sua congregação

Uma igreja nos Estados Unidos, decidiu usar seus recursos financeiros, aproximadamente 41 mil dólares (cerca de 145 mil reais), para pagar as dívidas de 48 famílias.

A Igreja “Worship Center Christian Church”, localizada em Birmingham, no Alabama, utilizara esta importante soma de dinheiro para ajudas as famílias endividas, sejam membros ou não da comunidade, e assim permitir, que sem nenhuma dívida essas famílias possam ter um novo começo.

Segundo Christian Post, a ideia de utilizar o dinheiro arrecadado dos dízimos e ofertas, veio do pastor presidente, Vanable H. Moddy, que afirma que através deste ato pretendem ser as “mãos e os pés de Jesus”, para aqueles que enfrentam adversidades.

“Nós sentimos o chamado para erradicar essas dividas, porque queremos dar as pessoas um novo começo e ajuda-las a sair deste buraco”, disse o pastor, enfatizando a vocação social da igreja, que tem realizado trabalhos para pessoas desabrigadas, visitando prisões na região e distribuindo alimentos.

Apenas temos um desejo: demonstrar o amor de Cristo de uma maneira tangível. Sempre buscamos oportunidades em faze-la“, acrescentou o pastor, que explicou a origem da ideia de pagar as dívidas dos membros e das famílias que não congregam vieram de uma série de sermões sobre gestão financeira.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 19 Mar

Cristãos são chamados para campanha de jejum e oração pelo Brasil

Cristãos preocupados com a situação política atual do país podem participar do dia de oração e jejum que está sendo organizado pela Visão Nacional para a Consciência Cristã (VINACC), juntamente com a AMME Evangelizar.

Essas instituições cristãs estão convocando o povo brasileiro para neste domingo (20) orar e jejuar, apresentando a Deus a crise política, moral, ética e econômica que tem se agravado ao longo desta semana.

A recomendação é para que os crentes façam jejum dentro de suas possibilidades e que façam orações públicas com a igreja, nos momentos de culto e também em particular ou com os membros da família.

“Não podemos viver nossas pequenas existências particulares, como se não tivéssemos responsabilidades para com nossa pátria”, disse o pastor Jorge Noda ao convocar a Igreja Brasileira.

“Por isso, não existe nada mais importante do que orarmos pelo nosso país, pelas autoridades constituídas, pelos cidadãos brasileiros. O coração incrédulo pode dizer que não adianta orar. Mas a história revela que a oração, mais do que qualquer outra ação, transforma o rumo de nações. […] Oremos pela libertação de nossa nação, para que possamos viver vidas tranquilas e mansas, e para que o verdadeiro evangelho avance, transformando vidas para a glória de Deus. ”

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 08 Mar

Das 200 maiores empresas do Brasil, apenas três têm uma mulher no comando

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já atestou que as mulheres recebem, em média, 74,5% dos salários dos homens no país. Mas o fosso entre gêneros não se restringe aos trabalhadores assalariados: das 200 maiores empresas brasileiras, apenas três têm uma mulher no seu posto mais alto de comando.

Claudia Sender, principal executiva da TAM, Solange Ribeiro, da Neoenergia, e Sinara Chenna, da Copasa, são as únicas mulheres em um universo predominantemente masculino. O levantamento, feito pelo site de VEJA na semana que antecedeu o Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, usou como critério a receita líquida das companhias e considerou apenas as profissionais que ocupam o principal posto executivo. Não foram considerados os nomes que eventualmente ocupem a presidência de conselhos de administração.

A dupla jornada – em casa e no trabalho -, a falta de oportunidades e também o preconceito são alguns dos motivos que explicam o fato de apenas 1,5% das 200 maiores empresas brasileiras terem uma mulher em seu comando, a despeito de 57% dos recém-formados nas universidades serem mulheres. “O Brasil resistiu muito à discussão de gêneros, sempre levando o tema na brincadeira, e isso fez com que não houvesse evoluções práticas”, diz Regina Madalozzo, professora do Insper que se dedica a pesquisas sobre a atuação feminina no mercado de trabalho.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 05 Jan

2016 com Deus: confira versículos bíblicos para começar o ano novo com inspiração

Ao iniciarmos um ano novo, é natural fazermos resoluções sobre pontos de nossas vidas que queremos mudar ou aprimorar. Para evitar os erros do passado, é necessário aprender com eles e buscar inspiração onde há sabedoria.

Bíblia Sagrada possui versículos que podem inspirar nessa mudança de forma eficaz, justa e amorosa, seja em tempos de paz, seja em tempos difíceis.

Como uma fonte de sabedoria para todas as áreas, é possível encontrar não apenas inspiração, mas também orientação na Bíblia, e assim, iniciar a concretização dos propósitos de vida.

Medite em alguns dos versículos bíblicos mais inspiradores para a nova fase que se inicia em 1 de janeiro de 2016:

João 3: 16-18

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus

2 Coríntios 5: 16-21

Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus

1 Pedro 1: 22

Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 07 Ago

Reflexão: Fazer parte de uma igreja é ferramenta de prevenção à depressão, diz estudo científico

Fazer parte de uma comunidade de fé e ir à igreja frequentemente é uma maneira bastante eficiente na prevenção à depressão. Essa conclusão foi apresentada no relatório de uma pesquisa científica realizada na Europa.

Ao longo de quatro anos, uma equipe de pesquisadores do Reino Unido e da Holanda monitoraram 9 mil pessoas de diversas nações europeias, e chegaram à conclusão de que aquelas que se juntam em grupos comunitários, como igrejas, partidos políticos e outras atividades, possuem uma saúde mental melhor.

No entanto, o estudo também apontou que pertencer a uma comunidade de fé traz ainda mais benefícios à saúde mental do que ser parte de qualquer outro grupo, mesmo os de prática esportiva ou de projetos sociais.

Organizada em parceria da Escola de Economia e Ciência Política de Londres com o Centro Médico da Universidade Erasmus, da Holanda, a pesquisa foi coordenada pelo doutor Mauricio Avendano.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 07 Jul

Sem-teto entrega o dízimo e comove igreja

“Por favor, não fique bravo, eu não tenho muito. Sou sem-teto” diz um envelope deixado no gazofilácio da Primeira Igreja Metodista Unida, de Charlotte, Carolina do Norte. Dentro estavam 18 centavos.

O bilhete e a sinceridade da oferta comoveram os líderes da igreja que agora procuram identificar quem é o dizimista que parece uma versão moderna da “viúva pobre” mencionada em Lucas 21.

Eles acreditam que seja alguém dentre as dezenas de sem-teto que comparecem aos cultos especiais realizados no templo, sempre seguido de um farto café da manhã gratuito.

Todos os domingos, conta o pastor Patrick S. Hamrick, antes da igreja abrir, cerca de 150 sem-tetos são recebidos e ouvem uma palavra de conforto além de orações. Raramente alguns ficam para um dos cultos regulares. É a primeira vez que eles recebem uma oferta identificada dessa maneira.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 19 Jun

Cruz das Almas: "Meu filho se isolou dizendo que é um profeta de Deus", diz moradora do Itapicuru

Uma moradora do Bairro Itapicuru, nas proximidades da Praça dos Leões em Cruz das Almas, a senhora Alice, procurou a reportagem do Cruz na Tela na manhã desta terça-feira (16) para mostrar o estado em que vive o seu filho, identificado como Antônio Carlos, apelidado de "Coco do Lixo". 

Isolado por sua própria vontade no fundo da casa onde mora com a mãe e familiares, o homem de 47 anos, leva a vida lendo a bíblia, cantando louvores e prefere dormir numa cama que ele mesmo fez com pedaços de pau, presos entre paredes. 
Antônio diz que é um profeta de Deus e desce uma ladeira nas proximidades de sua casa, enche vários vasos com a água da fonte e leva para matar a cede. Ele também armazena a água que cai da chuva, para lavar algumas roupas e cozinhar, pois alega que não quer dar trabalho para a sua mãe. 
"Fico muito triste com o estado em que ele vive, pois prefere ficar no escuro durante a noite, para não gastar da minha energia, dizendo que já é adulto e não quer me dar trabalho", lamentou a Senhora Alice.  

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 08 Jun

Reflexão: Três passos simples e poderosos para ler e entender a Bíblia Sagrada

O estudo da Bíblia Sagrada exige esforço, dedicação, reflexão e auxílio do Espírito Santo para compreensão das Escrituras, mas algumas dicas podem ajudar a alcançar o objetivo.

O autor Gabriel Hernandes escreveu e publicou um e-book que ensina três passos simples e poderosos para ler e compreender a Bíblia Sagrada, e está disponibilizando o material gratuitamente.

Neste e-book, o autor oferece dicas essenciais para que o leitor consiga ler a Bíblia com uma maior compreensão da narrativa. O material serve para presbíteros, alunos de Escolas Bíblicas, pastores, líderes, cantores de grupo de louvor e até mesmo para quem ensina em uma célula, pequeno grupo ou apenas frequenta os cultos.

Como uma obra milenar, a Bíblia apresenta diversos pontos que devem ser estudados e entendidos a partir de seu contexto histórico, e essa questão gera dificuldades para muitas pessoas.

Para ajudar a solucionar essa questão, o autor juntou todo o conhecimento que ele vem acumulando com anos de estudos para esclarecer as dúvidas mais comuns em relação à Bíblia Sagrada.

Geralmente, as principais dúvidas e dificuldades na leitura da Bíblia estão ligadas aos tópicos abaixo:

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 13 Mai

Pastor morre após afirmar que estava pronto para ser levado por Deus

Fiéis da Igreja Batista “Greater Saint Mary”, em Nova Orleans, Estados Unidos, foram surpreendidos durante o culto do domingo (3) quando o pastor Kenneth Green, 56 anos, faleceu durante a pregação. Segundo informações, o pastor havia afirmado que estava pronto para se encontrar com Deus quando caiu morto diante de todos. “Se o Senhor me chamar agora, eu estou pronto”, foram suas últimas palavras. Green pregava sobre o livro de Salmos.

Uma das testemunhas, Joan Martin, senhor que faz parte do hall de membros da igreja confirmou as informações ao canal de notícias local WDSU. “Ele tinha mencionado que, se o Senhor o chamasse agora ‘estava pronto para ir”, disse ela.

Ainda segundo Joan, o pastor chegou a olhar para cima antes de cair no chão. “Antes de tomar água, ele limpou o rosto, e então ele olhou para cima e parecia que seus olhos estavam revirados, como se não houvesse vida neles, então foi ao chão. Todo mundo estava em um estado de choque… as pessoas estavam chorando”. 

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 11 Abr

Frente da Família prioriza combate à pedofilia e exploração sexual de crianças

Frente parlamentar em defesa da família e apoio à vida, que tem como presidente o senador Magno Malta (PR-ES), está retomando com força total projetos de lei contra a pedofilia e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Magno Malta assumiu recentemente a presidência da Frente da Família e estabeleceu como prioridades a defesa das crianças e dos adolescentes brasileiros que, de acordo com o senador, hoje estão vulneráveis, principalmente na internet, a pedófilos e exploradores.

“Vamos apresentar e dar apoio a todos os projetos de lei que visam ampliar a proteção às nossas crianças e jovens. Existem redes de pedófilos agindo no Brasil e é necessário, inclusive, haver um monitoramento maior disso na internet”, defendeu Magno.

Um dos projetos de lei que tem o apoio da Frente da Família é o PL 1404/2011 que prevê a infiltração de agentes da polícia na internet com o fim de investigar crimes contra a liberdade sexual de criança ou adolescente.

Um comentário

Postado por: Welington Macedo / 31 Mar

Denzel Washington dá conselhos sobre oração

O ator Denzel Washington é evangélico e falou sobre sua espiritualidade em entrevista a revista GQ americana, revelando até como foi sua primeira experiência com o Espírito Santo.

Como filho de pastor de uma igreja pentecostal, Denzel teve alguns problemas em entender o trabalho do pai. “Ele não era um tirano, mas havia certas coisas que eu não podia fazer. Ele tinha sua própria igreja, e os domingos eram longos, porque eu tinha que estar lá o dia todo”, lembra.

Na adolescência ele chegou a questionar sua fé, mas se espelhou na figura paterna para reafirmar seus valores morais espirituais. “Muitos amigos não tinham pai. Eu tinha um pai. Meu pai era um homem decente. Ele era um homem muito espiritual e um cavalheiro”.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 12 Jan

Mais de 500.000 inscrevem-se para ler a Bíblia em 2015

Muitos cristãos possuem um (ou mais) exemplar da Bíblia, mas uma percentagem pequena pode afirmar que já leu todo o seu conteúdo. O movimento chamado “O Desafio da Bíblia” foi iniciado por Marek Zabriskie, em 2011. Ele é pastor de uma igreja na Pensilvânia.

A ideia era simples, reunir os membros da igreja Episcopal que ele frequenta e desafiá-los a ler toda a Bíblia em 365 dias ou menos. A prática cresceu rapidamente, abarcando outras igrejas da denominação e em 2015 ele já reúne mais de 500 mil fiéis, de mais de 2.500 igrejas, em 40 países. Todos assinaram um compromisso de ler a Bíblia de capa a capa este ano. Para a maioria delas, o desafio começou no primeiro dia do Ano Novo. Mas os interessados podem ingressar a qualquer momento, não há data-limite.

Zabriskie acredita que isso pode mudar a vida dos cristãos.  Ele conta em seu site que o segundo presidente dos Estados Unidos, John Adams, lia a Bíblia inteira a cada ano. Adams estudava as Escritura constantemente no momento em que ajudava a moldar e formar uma nação. De acordo com Zabriskie, foi a leitura da Bíblia que deu Adams a capacidade de fazê-lo.

Outros presidentes americanos como Dwight D. Eisenhower e Jimmy Carter também relatam em suas biografias que faziam a leitura anual.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 02 Jan

Reflexão: Que o Deus da paz nos transforme em agentes da paz - 1° de Janeiro - Dia Mundial da Paz!

Há guerras e rumores de guerra entre as nações. Há conflitos e tensões por todos os lados. As armas de destruição que as nações têm em suas mãos são suficientes para transformar nosso planeta em poeira. Mas, hoje, todos abrem um parêntesis em meio a este turbilhão de informações – hoje é o Dia Mundial da Paz.

Um pastor que é parceiro da Portas Abertas escreveu o seguinte texto:

“Numa conflagração mundial hoje não haveria vencedores nem vencidos. O mundo não caminha na direção da paz, mas na direção da guerra. O próprio Jesus, em seu sermão profético, alertou para esse fato: “Porque se levantará nação contra nação e reino contra reino…” (Mt 24.7). O conflito entre Israel e os palestinos na região de Gaza, a guerra civil na Síria e a invasão da Rússia à Ucrânia são uma evidência desse fato.

O mundo, na verdade, é como um barril de pólvora. Está à beira de uma explosão. As tensões se agigantam por toda parte, trazendo instabilidade e temor. A aparente paz que reina entre as nações é postiça. Queremos paz, mas nos armamos até aos dentes. Selamos acordos de paz e erguemos monumentos à paz, mas investimentos ainda mais em armas de destruição. Temos tecnologia, mas não temos paz. Mergulhamos nos segredos mais intrincados da ciência, mas não temos paz. Temos comunicação rápida, mas não temos paz. Fazemos viagens espaciais, mas não temos paz. Acumulamos riquezas, mas não temos paz. Erguemos muros de proteção e reforçamos as trancas de nossas portas, mas não temos paz.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 26 Dez

Homenagens às vítimas marcam dez anos do tsunami que afetou vários países

Milhares de pessoas participaram na Indonésia de uma homenagem às vítimas do tsunami que, há dez anos, causou 230 mil mortes no Oceano Índico. Uma série de cerimônias está prevista para ocorrer em toda a região. Parentes das vítimas e sobreviventes reuniram-se em oração na mesquita de Baiturrahman, em Banda Aceh, capital da região de Aceh, no norte da Ilha de Samatra, a área mais afetada, com cerca de 170 mil vítimas. 

A mesquita foi uma das poucas construções que se manteve de pé e serviu como refúgio para as pessoas nos dias posteriores ao desastre natural, provocado por um terremoto de 9,1 graus na escala Richter.

O governador de Aceh, Zaini Abdullah, fez um agradecimento aos participantes, tanto locais quanto estrangeiros, quando chegou à mesquita. "O tsunami causou profunda dor ao povo de Aceh pela perda de entes queridos.

A simpatia dos indonésias e da comunidade internacional ajudou (Aceh) a se recuperar", disse Zaini.As cerimônias que marcam os dez anos do tsunami em Aceh incluem exposições fotográficas no Museu do Tsunami, mostras de artesanto e terminam amanhã (27), com uma corrida de dez quilômetros ao longo das áreas que mais sofreram o embate das ondas. 

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 25 Dez

Reflexão: 07 Considerações sobre o natal que comemoramos

Apresento uma breve reflexão sobre o natal; espero que também lhe seja proveitosa.

Cronologicamente, Jesus não nasceu em 25 de dezembro. Em relação ao dia do nascimento de Jesus há divergências e motivos para tal – como, por exemplo, reforma do calendário ocidental e critérios diferentes para a convenção da data, de modo que uns afirmam que Cristo nasceu em setembro, à maioria em dezembro e poucos em janeiro – não existe concordância do dia específico em que Jesus nasceu nem mesmo entre os cristãos. Os argumentos mais contundentes de que 25/12 não é o natal de Jesus Cristo são os registros históricos do Novo Testamento ligados ao fato e que quando aparelhados desacreditam a referida data.

Climaticamente, 25/12 contraria aos eventos listados em Lc: 2.1-4 – locomoção de massas e trabalho ao ar livre. De acordo com as estações e clima da palestina, dezembro é inverno por lá, com chuvas e bastante frio – reiterando que por conta do clima, não seria possível alistamento em massa e nem pastores com rebanhos nos campos à noite conforme narrado em Lucas 2.1,6,8. Ademais, a citação de João 10.22 de que Cristo participou da festa da dedicação, que acontecia também em 25 de dezembro e que era inverno – acaba com a possibilidade de a celebrada data ser o dia do nascimento de Jesus – que nasceu numa estação mais quente e seca.

Biblicamente, os magos não estiveram com Jesus na manjedoura.
Mateus 2:11 acaba com a falsa idéia transmitida pelos presépios natalinos em que aparecem os magos no cenário imediato do nascimento de Jesus. Esses sábios encontraram Jesus num período de tempo possível à quase dois anos depois de seu nascimento (Mt 2:16) em uma casa (Mt 2:11) e não numa estrebaria na comarca de Belém – conforme representam os presépios de natal. Ao que tudo indica a tradição confundiu-se com os pastores de Belém – que viram Jesus na manjedoura (Lc 2:16) com os magos que só encontraram Jesus numa casa, tempos depois de seu nascimento.


Um comentário

Postado por: Welington Macedo / 04 Nov

Estado Islâmico leiloa meninas cristãs como “escravas sexuais” - Veja tabela de preços!

Rotineiramente, as notícias relacionadas à organização extremista muçulmana Estado Islâmico (EI) geram horror no mundo ocidental. O principal motivo para isso é que seus membros tentam impor a lei sharia para todos os que vivem dentro de seus domínios. Invasão de cidades, massacre de moradores, crucificação e decapitação de cristãos já foram manchetes em diversos órgãos de imprensa e até o momento nenhum posicionamento oficial da Organização das Nações Unidas (ONU).

Pelo contrário, quando os Estados Unidos e uma coalização de outros países começaram a bombardear as posições do EI no Iraque, foram criticados na plenária da ONU pela presidente Dilma Rousseff. Em seu discurso, ela disse que deveria ser procurado "o diálogo, o acordo" e condenou os ataques.

Hoje, o influente jornal inglês Daily Mail publicou uma reportagem que mostra mais de perto um aspecto amplamente ignorado fora do mundo islâmico: o mercado de escravas sexuais.

Previsto pelo Alcorão na Sura 4:24, a prática é explicitada em tempos de guerra – como a que os soldados do EI acreditam estar lutando. Eles não podem, contudo, usar muçulmanas para isso, portanto atualmente o leilão entre eles é com prisioneiras cristãs e yazidies, uma minoria religiosa do Curdistão.


Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 31 Out

Reflexão: 31 de Outubro Dia da Reforma Protestante!

Dia 31 de outubro de 1517 foi a data escolhida por Martinho Lutero para divulgar suas 95 teses contra o papa e a Igreja Católica. Era o início da Reforma Protestante, que gerou o movimento evangélico. Já leu as teses? Leia aqui no final da reportagem.

Pregadas na porta da Catedral da cidade Wittenberg, Alemanha, os argumentos do ex-monge Lutero não pediam que a Igreja se dividisse, mas que passasse por uma reforma teológica, abandonando práticas que contrariavam as Escrituras Sagradas. Rejeitadas pelo Vaticano, foram o início do que seria mais tarde a Igreja Luterana.

Entre as propostas de Lutero estava a de traduzir a Bíblia para que todos pudessem conhecer a Palavra de Deus. Até então isso era privilégio do clero. Foi uma verdadeira revolução no cristianismo. Lutero baseava-se em “5 pilares” que são usados até hoje para definir a fé protestante: “Somente a Escritura, somente a Fé, somente a Graça, somente Cristo e Glória somente a Deus”.

Os ideais se espalharam pela Europa e encontraram eco em vários movimentos similares. Essa é a raiz das igrejas evangélicas que se espalham por todo o mundo até hoje. Embora pouco divulgada pelas igrejas no Brasil, o fato é que a Reforma ajudou a mudar a história.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 09 Out

Tumulto no Monte do Templo preocupa governo de Israel

Enquanto os judeus em Israel comemoram o Sukkot (Festa dos Tabernáculos) dezenas de manifestantes palestinos iniciaram um conflito no Monte do Templo. O local, sagrado para judeus e muçulmanos vem sendo palco de uma disputa acirrada nos últimos anos.

O local foi reaberto para os visitantes nesta quarta (08) pela manhã. Dentro de pouco tempo, dezenas de palestinos mascarados começaram a atirar pedras e usar fogos de artifício contra as forças policiais próximas ao Portão de Mughrabi Gate. O local é a entrada principal, na praça do Muro Ocidental.

No final, três policiais ficaram feridos. Quando o reforço chegou, os manifestantes correram para dentro da mesquita al-Aqsa e improvisaram uma barricada. O confronto se agravou e os palestinos começaram a atirar tijolos e pedras contra os policiais de dentro da mesquita. Uma bomba incendiária foi lançada de dentro da mesquita, mas não explodiu.

Depois de muito esforço, as forças de segurança conseguiram remover a barricada da entrada da mesquita. O motim foi controlado e na parte da tarde, visitantes judeus e não-judeus puderam visitar novamente o local.

As forças de segurança israelenses estavam preparadas por causa das dezenas de milhares de visitantes que vieram para a celebração do feriado judeu. O porta-voz da polícia Micky Rosenfeld afirmou que centenas de agentes da Polícia de Fronteiras estão de prontidão para evitar novos incidentes violentos.

Um comentário

Postado por: Welington Macedo / 07 Out

Reflexão: O clamor dos perdidos

Há um clamor no coração de todos os povos ainda não alcançados pela salvação de Deus. Esse clamor nem sempre é uma oração, na maioria das vezes é um grito por socorro. É um clamor dos famintos, dos drogados, dos viciados, dos desesperados, dos injustiçados, dos doentes, dos depressivos, dos endemoniados, dos vazios de Deus. O profeta Isaías apresentou o sentimento de Deus com relação a esses que chamamos de perdidos, ele disse: “Os pobres e necessitados buscam água, e não há, e a sua língua se seca de sede; mas eu o Senhor os ouvirei, eu o Deus de Israel não os desampararei. Abrirei rios nos altos desnudados, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto num lago de água, e a terra seca em mananciais”. (Isaías 41.17,18).

Quando o povo hebreu teve o seu clamor ouvido por Deus, não foi a sua oração que subiu ao céu, mas seus gritos de dor, de sofrimento e de desesperança. Todos os dias sobem aos ouvidos de Deus gritos de desespero, de agonia e incerteza, é o clamor dos perdidos. Estão aflitos e não há quem os alivie, estão cansados e não há quem lhes dê descanso, estão perdidos e não há quem lhes aponte a direção, o caminho, estão em trevas e não há quem lhes dê a luz.

Os cristãos da atualidade estão demasiadamente ocupados com seu lazer e com suas vidas fúteis para se lembrarem dos perdidos. Muitos deles acham que fazer missões é apenas para aqueles pobres missionários que de vez em quando eles ouvem falar que estão embrenhados em alguma comunidade pobre da África. Mas a verdade é que cabe a cada cristão promover missões.

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 04 Out

Igrejas históricas brasileiras recomendam voto em candidatos que valorizem “a vida e a família”

A realização das eleições no Brasil no próximo dia 05 de outubro proporcionou às chamadas “igrejas protestantes históricas” a divulgação de um pronunciamento a respeito do quadro político no país.

Assinado pelas convenções das igrejas Metodista, Luterana, Congregacional do Brasil, Batista, Presbiteriana, Wesleyana e Metodista Livre, entre outras, o documento traz recomendações aos fiéis que não votem em candidatos que tenham propostas que não sejam coerentes com a justiça e paz; integridade da vida e da criação; preservação da família; honestidade e respeito ao bem público.

O texto também orienta os fiéis sobre o fato de que a profissão de fé evangélica de um candidato não o credencia automaticamente a merecer o voto, pois a Bíblia ensina que “a fé sem obras é morta”.

Com severas críticas à corrupção e ao modelo político que loteia cargos em empresas e órgãos públicos em troca de apoio no Poder Legislativo, o texto foi escrito por juristas evangélicos das denominações citadas acima, e tem recebido apoio de diversas denominações, inclusive pentecostais.

Confira o pronunciamento que expressa “o papel de seus membros no exercício pleno da cidadania, bem como o comprometimento dessas igrejas com o Estado democrático de direito e o seu reconhecimento e apoio às instituições democráticas, expressas nos Poderes constituídos da República”:

Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 01 Out

Associação de Liberdade Religiosa intensificará conscientização

Os dados não deixam dúvidas. A liberdade religiosa está sob ameaça no mundo. Conforme pesquisa da Pew Research, especializada no assunto, para 84% das pessoas no mundo praticar uma religião ou ter uma crença é importante. Mesmo assim, quando se fala de intolerância religiosa a luta contra esse tipo de situação ainda precisa melhorar.

Os dados desse mesmo instituto de pesquisas mostram que em 40% dos países do mundo é perigoso ter uma religião diferente da maioria. Por essa razão, a Associação Internacional de Liberdade Religiosa (IRLA, sigla em inglês) vai intensificar ações de conscientização no Brasil sobre o assunto.

No Brasil, a preocupação existe, apesar de o país ser oficialmente laico e legalmente ter alguns mecanismos para evitar a intolerância e o desrespeito. Entre as atividades previstas está a produção de artigos, eventos e encontros com lideranças religiosas para aprofundar a discussão junto aos órgãos governamentais. Um exemplo disso foi o encontro realisado no mês de maio.

A discussão sobre a importância de se discutir o tema ressurge principalmente por conta da grande influência de evangélicos na política e de algumas decisões judiciais que não contemplam aspectos doutrinários de algumas denominações. No Brasil, conforme o Manual de Liberdade Religiosa, o tema da laicidade, tolerância e liberdade religiosa, começou a ser discutido no período do Brasil Colônia, mas somente em 1891 que vários artigos relacionados ao assunto foram incluídos na primeira Constituição republicana.


Comente agora

Postado por: Welington Macedo / 27 Jun

Reflexão: Conheça os 8 grupos menos evangelizados no Brasil

Nas últimas décadas o número de evangélicos no Brasil saltou de 26,2 milhões em 2000 para 42,3 milhões de pessoas em 2010 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas apesar do crescimento, há muitas áreas em nosso país que não foram evangelizadas e a revista Ultimato fez um levantamento mostrando onde estão esses povos. A lista foi divulgada no site da revista mostrando oito segmentos, sendo sete deles socioculturais e um socioeconômico.

O primeiro grupo é formado pelos indígenas brasileiros. De acordo com a revista, há 117 etnias sem a presença missionária, ou seja, milhares de pessoas que não conheceram o Evangelho. Esses indígenas moram no Norte e no Nordeste do país. Os ribeirinhos da região amazônica também fazem parte dos menos evangelizados. São 37.000 comunidades que vivem na bacia amazônica formada por centenas de rios e igarapés e cerca de 10.000 delas não possuem nenhuma igreja evangélica.

Os ciganos que residem no Brasil também não foram evangelizados, principalmente os da etnia Calon que possui 700.000 pessoas, destes apenas 1.000 se declaram crentes no Senhor Jesus. Esses ciganos vivem em comunidades nômades, seminômades ou sedentárias em pequenas cidades do Brasil.

Os sertanejos também não foram alcançados pela mensagem do Evangelho. A Igreja brasileira já se despertou para a importância de levar a salvação para o povo do sertão nordestino, mas há 6.000 assentamentos que não possuem nenhuma igreja evangélica. O quinto grupo citado pela publicação são os quilombolas que possuem cerca de 5.000 comunidades no Brasil. Descendentes de africanos, esses grupos se alojam em áreas mais ou menos remotas e aproximadamente 2.000 dessas comunidades não foram alcançadas pelo Evangelho.