Informe Gospel TV






Parceiros

Reflexão

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Salmos 46

Blog

Olimpíada de Língua Portuguesa: Estudante e professora da rede estadual de ensino são premiadas

Estudante do 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, no município de Nazaré das Farinhas, Camila Gomes Conceição e sua professora, Márcia Jesus de Almeida, foram premiadas com a medalha de ouro na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Com a orientação da professora, a estudante participou do evento na categoria artigo de opinião com o texto “Sabores e dissabores”, sobre a qualidade da produção da farinha no município. O texto concorreu com outros 5.363 artigos de todo o Brasil.
A estudante, a sua mãe, a diretora, professores da unidade escolar e o diretor da DIREC 4, professor Clovis Esequiel dos Santos foram recebidos, na sede da Secretaria, no Centro Administrativo, pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. “Temos uma juventude ávida por aprender, e quando é estimulada, tem o seu potencial reconhecido”, disse o secretário.
Durante o evento de premiação, realizado no dia 17 de dezembro, a estudante e a professora receberam um notebook e uma impressora. Já a escola, ganhou um laboratório de informática com dez computadores, impressora, projetor multimídia, telão para projeção e livros. Para Camila, o prêmio representa o reconhecimento de um trabalho realizado. “Foi um trabalho de quase um ano, um trabalho de pesquisa e de produção. Vou levar essa experiência para o resto da vida. A Olimpíada me deu a oportunidade de levar uma reflexão sobre o lugar onde eu vivo para todo o Brasil”, afirmou.
Camila, como muitas das famílias que vivem em Nazaré, tem na produção da farinha a sua base econômica. “A minha proximidade com a produção da farinha e o envolvimento com o Grupo de Pesquisa do Projeto de Contribuição para Indicação Geográfica da Farinha de Copioba, coordenado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), me deram o conhecimento e os argumentos para escrever o artigo”, contou a estudante.
Para a mãe da aluna, Célia Maria Gomes Conceição, o prêmio representa mais que o orgulho que sente da filha, significa a valorização da sua região. “É uma felicidade sem tamanho. Eu gosto de morar e ver o lugar em que vivo crescer. Ver uma aluna da zona rural chegar a uma Olimpíada desse porte e sair com uma medalha de ouro é ver que os sonhos são possíveis”, disse.
O incentivo à produção literária, em diversos gêneros textuais, faz parte da política de educação do Estado da Bahia, desenvolvida por meio de projetos estruturantes como o Tempos de Arte Literária (TAL). A iniciativa reafirma a experiência literária estudantil e a consciência crítica e social dos estudantes, além de exaltar a diversidade literária e cultural do Estado.  
Olimpíada – A Olimpíada é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A iniciativa tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras.
Fonte: ASCOM SEC/Luciene Barreto

Categorias

Educação