Informe Gospel TV






Parceiros

Reflexão

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.
Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Salmos 46

Blog

Pesquisa: Brasil tem mais de 4 milhões de ‘evangélicos não praticantes’

O Brasil possui um dado preocupante que pode não estar sendo exposto como deveria, mas que implica em um grave problema. Mais de 4 milhões de brasileiros são identificados como “evangélicos não praticantes”. Uma matéria do site ISTOÉ detalhou o assunto, afirmando que o surgimento desse grupo já era aguardado.

De fato, o número de evangélicos só cresce no Brasil e por isso mais “filhos de berço” nascem em famílias protestantes. Apesar disso, nem todos acabam seguindo a fé como seus pais e se tornam “crentes obsoletos”. Segundo o site, os evangélicos não praticantes “são os fiéis que creem, mas não pertencem a nenhuma denominação”. Esse grupo tem crescido por diversos fatores.

As informações são da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e revelaram que os evangélicos que já nasceram na fé e que não permaneceram com vínculos a crença saltaram, em seis anos, de 0,7% para 2,9%. Transformando isso em números mais concretos temos cerca de 4 milhões de brasileiros nessa condição.

Ensino bíblico:

Para o pastor e professor de ensino bíblico Thales Violante, o fator principal que faz crescer tal grupo é a falha no ensino da Palavra nas igrejas. “Eu creio que há mais de uma situação, mas existe uma principal e eu tenho visto porque atuo na área de ensino na igreja. Por exemplo, no ano passado passaram 480 pessoas pelo meu curso, que dura seis meses. Nesse segundo semestre eu estou com 180 alunos e no primeiro semestre foram 130”, colocou.

“Aí você começa a ter um relacionamento com o evangélico e você descobre na sala de aula que os evangélicos de hoje não sabem princípios básicos da Bíblia. Você vê nitidamente que existe uma falta de conhecimento bíblico, o responsável para sua fé aumentar. Se você é um cristão, se converte e entrega sua vida para Jesus, mas não está alicerçado na Palavra de Deus, na estrutura que é o Verbo, você não se sustenta. Você vai viver a mercê de situações culturais e dogmáticas”, observou o pastor de Belo Horizonte.

Ele ainda ressalta que a Igreja precisa estar firme na Palavra de Deus. “Se uma igreja não está fixada na Palavra de Deus, ela não se sustenta. Então, eu vejo nitidamente a falta de ensino. Se eu fosse apontar qual a prática principal, apontaria a falha na prática de conhecimento bíblico. As nossas igrejas estão muito focadas em eventos, congressos e isso atua como se fosse um circo”.

Thales explica: Veja, os congressos são itinerantes. Se você fazer uma comparação, o circo não fica muito tempo na cidade, porque o povo vai enjoando disso. Mas a Palavra de Deus não. Ela sempre é a estrutura. Não que eu seja contra qualquer coisa na igreja, mas a prioridade deve ser a Palavra de Deus e sem a ela você cria muito cristão vulnerável. Aí vem outras doutrinas e arrastam essa pessoa”, concluiu.

Fonte: ISTO É


Categorias

Polêmica