Informe Gospel TV






Parceiros

Reflexão

Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, Ele é tudo o que eu preciso. (Salmo 73:26)

Deus é fiel e Jesus salva!

Blog

Especialistas alertam para os riscos e excessos do Projeto Verão

A primavera chegou, deixou para trás o frio do inverno e despertou nas pessoas a busca incessante pelo corpo perfeito visando à chegada do verão – que promete temperaturas altíssimas já em seu início. Perder peso, entrar em forma e por consequência melhorar a aparência são desejos de praticamente todas as pessoas, independentemente da idade.

Com a devida orientação profissional, sempre é possível correr atrás do prejuízo e entrar em forma por uma vida mais saudável. Mas, o primeiro passo é construir um pensamento alicerçado no conceito de que não é “emagrecer para ficar saudável” e sim “ficar saudável para emagrecer”.

Para alcançar resultados satisfatórios de forma equilibrada e com respeito aos limites de cada um, homens e mulheres devem ficar atentos às constantes divulgações em redes sociais – do universo fitness – que prometem soluções mirabolantes em curto espaço de tempo.

Não existem dietas milagrosas. As pessoas precisam ficar atentas, já que uma má alimentação – aliada à prática de exercícios sem orientação – pode acarretar contusões sérias e até graves problemas de saúde. “O praticante jamais deve adotar um programa de emagrecimento sem consciência e supervisão. Ele não está pronto para conseguir tomar decisões sozinho. É preciso conhecimento”, afirma o especialista em medicina esportiva e da atividade física, Thiago Vendramini. Um dos principais receios das pessoas, o indesejado efeito sanfona é uma consequência das mudanças drásticas e desequilibradas na rotina.  “É preciso mudar o conceito. A saúde não é feita entre uma estação e outra e sim por meio da construção de hábitos saudáveis alicerçados por 4 pilares, que consistem em atividade física, alimentação consciente, sono e inteligência emocional. A mudança de um único hábito pode transformar toda uma vida. É uma nova forma de pensar e agir”, enfatiza o especialista. Mesmo assim, Vendramini conta que é possível melhorar consideravelmente a qualidade de vida com o auxílio de novos treinamentos.

“O conceito de saúde integral possui uma abordagem multifatorial. Com total coordenação profissional, ele vem crescendo e ganhando adeptos por todo o Brasil devido à melhora considerável na qualidade de vida. O foco não é somente a parte física e sim o equilíbrio entre o corpo e a mente. Além de ser muito saudável administrar nossas emoções, este método nos dá a sensação de controle da nossa vida. Desta forma, fica mais fácil o aluno compreender que a perda de peso é uma peça muito pequena dentro do quebra-cabeça que se chama corpo humano”, explica o entrevistado, idealizador da startup de saúde, “Pense Levemente.com.br”.

Segundo Vendramini, muito mais que queimar calorias, a atividade física deve fazer sentido na vida do praticante. “Só assim ela será adotada no estilo de vida. Acompanhamentos com nutricionista, médicos do sono e psicólogos também ajudam a melhorar os resultados. Hoje em dia dá pra buscar a evolução na saúde em qualquer ambiente, seja um parque ou uma praça. Basta estar aberto e querer”, destaca.

Agora acabaram as desculpas, justificativas ou preguiça. O que você está esperando para entrar e permanecer em forma física e mental? Mexa-se, entre em movimento. Esporte é vida!

Thiago Vendramini* – Profissional da Saúde há 10 anos. Professor de Educação Física. Pós-graduação em Medicina do Esporte e da Atividade Física. Especializando em Psicologia do Esporte. Practitioner em Programação Neurolinguística.

Humberto Banys Neto/ ASCOM/ Esrom Vellenich


Categorias

ESPORTE